Future of Money

C&A anuncia primeira coleção de jeans rastreados com blockchain no Brasil

Gigante da moda de varejo tem primeira coleção de jeans com rastreabilidade em blockchain no Brasil para impacto socioambiental positivo

Estudo foi realizado com calças jeans. (Rakop Tanyakam/EyeEm/Getty Images)

Estudo foi realizado com calças jeans. (Rakop Tanyakam/EyeEm/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 15 de junho de 2023 às 11h32.

A C&A, gigante da moda de varejo, acaba de anunciar o lançamento de sua primeira coleção de jeans com rastreabilidade em blockchain no Brasil.

A novidade vem em parceria com o movimento Sou de Algodão e também com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), sendo um dos primeiros programa de rastreabilidade por blockchain na indústria têxtil nacional.

Segundo anunciou a empresa, a coleção é parte do compromisso da C&A com uma moda de impacto positivo. Para Hussein Rodrigues, diretor comercial da marca, o uso de blockchain vai além de fornecer transparência sobre a origem do produto e as etapas de produção.

"A tecnologia também contribui para reduzir riscos socioambientais e oferece uma opção de compra mais consciente à nossa cliente", afirma.

Atualmente, mais de 95% do total de algodão utilizado na produção da C&A é adquirido como Better Cotton Initiative (BCI). Em 2022, pelo quinto ano consecutivo, a marca liderou o Índice de Transparência da Moda Brasileira (ITM), uma iniciativa que mede a divulgação das políticas, práticas e impactos sociais e ambientais das maiores cadeias de valor dos varejistas brasileiros.

"A iniciativa é um ponto importante no processo de conscientização dos parceiros e também da cliente. A coleção é mais um grande passo em nosso compromisso de oferecer uma moda cada vez mais sustentável, responsável e com transparência. Além do algodão, temos a intenção de expandir a rastreabilidade para as coleções produzidas com viscose e poliéster mais sustentável", conclui.

Blockchain na moda

Quem também está usando blockchain para rastrear a cadeia de produção de itens ligados ao vestuário no Brasil é o Carrefour que adotou a tecnologia em todos os produtos têxteis comercializados em suas lojas e que sejam da marca Tex Responsabile (ou Tex Bio), produzida com tecidos feitos de algodão 100% orgânico e certificado.

No total são cerca de 450 produtos da marca, que inclui artigos de cama a roupas de bebê, passando por produtos para jovens e adultos. Da mesma forma como ocorre com os demais produtos do Carrefour rastreados em blockchain no caso dos têxteis haverá um QR Code que quando lido pelo celular exibirá informações como local e data de produção, composição do produto, método de cultivo do algodão e certificados ambientais.

O mundo está mudando, e seu dinheiro também precisa acompanhar essa evolução. Invista em criptomoedas com Mynt! 

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainC&A

Mais de Future of Money

Por que as marcas não podem ignorar o blockchain: a transformação da interação com o consumidor

A solução para as barreiras de liquidez global nos investimentos

Investidores institucionais não acreditam em alta do bitcoin no curto prazo, aponta relatório

Dolce & Gabbana é processada nos EUA após problemas em coleção de NFTs

Mais na Exame