Economia

Inflação chinesa acelera e produção industrial supera previsões

PEQUIM, 11 de março (Reuters) - A inflação ao consumidor da China atingiu pico em 16 meses em fevereiro, um dos vários dados divulgados nesta quinta-feira que mostraram força da economia e alimentaram as expectativas de um aperto monetário no horizonte.   Os preços ao consumidor subiram 2,7 por cento em fevereiro na comparação anual, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2010 às 23h45.

PEQUIM, 11 de março (Reuters) - A inflação ao consumidor da China atingiu pico em 16 meses em fevereiro, um dos vários dados divulgados nesta quinta-feira que mostraram força da economia e alimentaram as expectativas de um aperto monetário no horizonte.

Os preços ao consumidor subiram 2,7 por cento em fevereiro na comparação anual, acelerando sobre a alta de 1,5 por cento em janeiro e superando a previsão do mercado de 2,3 por cento.

Os preços no atacado aumentaram 5,4 por cento em fevereiro ante igual mês do ano passado, comparado à elevação de 4,3 por cento em janeiro e à estimativa do mercado de 5,2 por cento.

A produção industrial também superou as previsões, com expansão de 20,7 por cento em janeiro e fevereiro sobre o mesmo período de 2009. As vendas no varejo subiram 17,9 por cento, ficando apenas ligeiramente abaixo do prognóstico do mercado.

Ambos os dados marcaram aceleraram ante as taxas registradas em dezembro.

Os investimentos cresceram 26,6 por cento em janeiro e fevereiro, acima da estimativa de analistas de 26 por cento.

A agência nacional de estatísticas divulgou os dados dos dois primeiros meses do ano juntos para evitar distorções decorrentes do Ano Novo Lunar, que neste ano caiu em fevereiro, enquanto em 2009 foi em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaConsumidoresIndústriaIndústrias em geralInflação

Mais de Economia

Após pedido do governo, Zanin suspende liminar que reonera a folha de pagamentos por 60 dias

Haddad: governo anuncia na próxima semana medidas sobre impacto e compensação da desoneração

Fiergs pede ao governo Lula flexibilização trabalhista e novas linhas de crédito ao RS

É possível investir no exterior morando no Brasil?

Mais na Exame