ANÁLISE EXAME/IDEIA: inflação e combustíveis na cabeça dos brasileiros

Pesquisa EXAME/IDEIA mostra que 57% dos brasileiros acham que a inflação é o maior problema do Brasil neste momento

O grande temor dos brasileiros na década de 1980 e início dos anos 1990 está de volta. De acordo com a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, mais da metade das pessoas, 57%, acham que a inflação é o maior problema do Brasil neste momento e que ele precisa ser resolvido ainda em 2022. O desemprego aparece logo na sequência, com 19% das pessoas dizendo ser o maior problema do país, seguido pela pobreza (12%), e da violência (6%).

E o preço dos combustíveis é o item que os brasileiros mais percebem os aumentos de preços. Segundo a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, 83% dos entrevistados dizem que diminuíram o uso do carro ou da moto por causa do aumento da gasolina, do diesel e do etanol.

“A inflação é um tema de preocupação dos brasileiros. O que vai dominar o debate deste ano de eleição é a economia”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

A sondagem ouviu 1.284 pessoas entre os dias 15 a 17 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Acompanhe tudo sobre:PobrezaDesempregoInflaçãoCombustíveisEXAME/IDEIA

Mais de Vídeos

Inflação nos EUA e PIB europeu: o que move os mercados nesta sexta

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Corte de 32 mil empregos nos EUA reforça aposta de corte de juros

Pobreza e extrema pobreza caem ao menor nível em 12 anos, diz IBGE