Xiaomi passa a ser 3ª maior fabricante de smartphones do planeta

Empresa chinesa deixa para trás marcas tradicionais como Lenovo e LG

A chinesa Xiaomi tornou-se no último trimestre a terceira maior fabricante de celulares do mundo, de acordo com um relatório da consultoria IDC.

Segundo os números, a marca chinesa é responsável por pouco mais de 5% dos aparelhos vendidos no planeta, ficando atrás apenas da Samsung e da Apple.

As vendas da Xiaomi fizeram a fabricante ficar a frente de empresas estabelecidas no mercado de eletro-eletrônicos, como a Lenovo e a LG.

Fundada em 2010, a fabricante chinesa opera principalmente no mercado local. Apenas recentemente iniciou a comercialização de seus produtos em outros países do sudeste asiático, como Índia e Cingapura.

A Xiaomi aposta em produtos de baixo custo, com baixa margem de lucro e altas vendas. A empresa planeja se expandir para o resto planeta nos próximos anos. Mas o mercado dos Estados Unidos não faz parte dos planos de crescimento, disse Hugo Barra, vice-presidente global da empresa, ao The Wall Street Journal

Um outro estudo, da consultoria Strategy Analytics, afirma que no último trimestre a Samsung perdeu quase 10% de sua fatia de mercado. 

Há um ano, a marca sul-coreana respondia por um terço do mercado mundial de smartphones. Hoje, a Samsung é dona de um quarto desse setor.
 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.