Vigor 2920Vn

Quem se depara com o Vigor 2920Vn pode estranhar seu aspecto sisudo. Mas não se engane com a aparência pouco atrativa, pois esse roteador oferece recursos interessantes para uma pequena empresa, como VPN com 32 túneis, gerenciamento de VoIP com até 12 contas SIP simultâneas, IPSec e um firewall interessante. O preço de 1.390 reais […]
C
Cauã TabordaPublicado em 04/04/2012 às 17:06.
logo-infolab

Quem se depara com o Vigor 2920Vn pode estranhar seu aspecto sisudo. Mas não se engane com a aparência pouco atrativa, pois esse roteador oferece recursos interessantes para uma pequena empresa, como VPN com 32 túneis, gerenciamento de VoIP com até 12 contas SIP simultâneas, IPSec e um firewall interessante. O preço de 1.390 reais parece salgado, mas a quantidade de recursos e qualidade no sinal podem fazer valer o investimento.

Para avaliar o roteador o INFOlab utilizou os notebooks LG P430 e Asus A43e e um desktop Core 2 Duo 2,1 GHz, 2 GB, com placa de rede Marvell Yukon. As medições foram realizadas com o software Passmark 7.0v. Para aferir a conectividade HSPA+ foi utilizado um SIMCard Vivo HSPA+ (Velocidade nominal: Download - 42 Mbit/s / Upload - 11 Mbit/s). Durante os testes foram realizadas três medições. A primeira com o computador no mesmo ambiente do roteador, outra a 16 metros de distância e uma terceira com distância de 10 metros com uma parede de concreto de barreira.

Outro detalhe que reforça o uso corporativo desse roteador, além das portas Rj11, 5 portas Gigabit Ethernet (1 WAN) e 1 WAN Fast Ethernet, é a interface complexa e nada agradável de utilizar. Qualquer configuração é feita manualmente, inclusive a conexão com o modem HSPA+ ou 3G. Há listas intermináveis de recursos e é fácil de o usuário se perder.

 

Vencida essa barreira, o 2920Vn obteve um dos melhores desempenhos nos testes do INFOlab. Com o computador posicionado a um metro de distância, a velocidade aferida foi de 63 Mbp/s. A 10 metros de distância, com uma parede de concreto funcionando como barreira, a velocidade caiu para 27,7 Mbp/s. Com o notebook posicionado a 16 metros, a velocidade caiu para 25 Mbp/s. 

 Deste ponto em diante o Vigor 2920Vn merece vários elogios. O primeiro é em relação à grande quantidade de portas Gigabit Ethernet (são 4 LAN e 1 WAN), conectores Rj11 para telefones e USB para receber modems 3G e 4G ou mesmo HDs e drives externos. Assim como no Vigor 2110Vn, o modelo corporativo traz o Quick Setup Wizard, um assistente com opções básicas de instalação. Além de estatísticas comuns da rede, como endereço IP e número de pacotes enviados, é possível escolher o tipo de conexão (PPPoE, PPTP, L2TP, Static IP e DHCP).

 O administrador pode configurar uma VLAN ou VPN, é possível criar quatro SSIDs simultâneos, definir o controle de sessões por IP e configurar um firewall com diversas opções de segurança e gestão. Para o controle da rede, o 2920Vn traz estatísticas detalhadas e pode gerar alertas por e-mail e Syslog. O modelo é compatível com WEP, WPA-PSK e WPA2-PSK, tem interface com suporte a SSL e geração de certificados.

Ficha técnica

Velocidade nominal 802.11 b/g/n (2,4 GHz - 300 Mbps)
Conectividade 3G e 4G (HSPA+), 4 portas Gigabit Ethernet LAN, 1 porta Gigabit Ethernet WAN, 1 Porta Fast Ethernet WAN,2 FXS , Rj11
Conexões 1 porta USB
Dimensões 24 x 4,2 x 16,8 centímetros

Avaliação técnica

Prós Grande quantidade de recursos; compatível com 3G e 4G;
Contras Interface complexa e difícil de usar
Conclusão Aparelho ideal para ambientes corporativos
Média 8.6
Preço R$ 1390