Vencedor no Campeonato Brasileiro de Casemodding teve primeiro PC em 2008

Construído no decorrer de seis meses, o 'gabinete' Kruper Dog custou mais de 10 mil reais e rendeu o tricampeonato a Maciel Barreto

Uma das categorias do Campeonato Brasileiro de Casemodding da Campus Party deste ano terminou com um vencedor nada desconhecido. O veterano Maciel Barreto, que participou e ganhou o torneio na primeira edição da CPBR, voltou a São Paulo e levou o prêmio novamente. Desta vez o troféu é na categoria Scratch (de projetos feitos do zero), e o premiado é seu Kruper Dog - um robô com quatro patas e mais dois braços, que solta fumaça, mexe as garras e exigiu mais de 10 mil reais para ser concluído.

Construído no decorrer de seis meses, o "gabinete" é todo feito em fibra de vidro e o braço esquerdo é ligado a um mecanismo que produz a névoa exalada. O direito, por sua vez, está preso a um controle de cordas, que, quando puxadas, fazem as garras de moverem.

Por dentro, a máquina carrega um processador Intel Core i7, um SSD de 128 GB e 16 GB de memória RAM. A placa de vídeo é uma Radeon, modelo HD6770, enquanto a placa-mãe é um GigaByte Black Edition, visível através de um saída no peito do Kruper Dog.

Barreto, de 37 anos, participou da primeira Campus Party, em 2008, mesmo ano em que começou a criar seus designs criativos de gabinetes. "Naquele ano eu nem sabia o que era isso", conta ele. "Então comprei meu primeiro PC e achei muito feio."

O "desgosto", aliado ao gosto por modificar coisas e à descoberta da comunidade de casemodders, o incentivou a entrar na área e desenvolver seus projetos. Depois de levar a primeira competição do Campeonato Brasileiro na Campus Party, venceu novamente em 2009 - quando, de quebra, ainda levou o mundial na categoria que disputou. Nas edições seguintes, apesar de não ter levado troféus, trouxe ao evento seus casemods de Kratos (de God of War) e do Coringa, vilão do Batman.

Hoje, Barreto é dono de uma loja de "computação visual", como ele mesmo descreve, que inaugurou há dois anos com um amigo. A sede fica em sua cidade, a pequena Itajuípe, na Bahia, um local que tem pouco mais de 25 mil habitantes. O lugar não parece dos mais apropriados, mas o casemodder não reclama - e defende o a região pelo fato de estar cercada por outros municípios também pequeno e ficar no caminho de uma cidade maior, Itabuna.

O vencedor da categoria Scratch do Campeonato Brasileiro deste ano receberá o prêmio - um convite para a Campus Party do ano que vem, 300 reais e uma surpresa - neste sábado. E abril ainda pode trazer mais: Barreto está na briga pelo mundial de 2015. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.