Tecnologia

Uruguai quer legalizar para não presentear pessoas ao tráfico

O presidente destacou que o país e seus cidadãos não estão 'totalmente preparados' para uma decisão destas características

maconha (Getty Images)

maconha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 14h49.

Priorizar nos meus resultados Google

O presidente do Uruguai, José Mujica, se referiu ao projeto de lei que será votado nesta terça-feira (10) no Senado de seu país para legalizar a compra e venda e o cultivo de maconha como uma decisão política que "não é bonita", mas que foi tomada para não "presentear pessoas ao narcotráfico".

Em declarações ao "Channel 4" da televisão uruguaia, o presidente destacou que o país e seus cidadãos não estão "totalmente preparados" para uma decisão destas características, mas pediu uma "oportunidade" para testar a iniciativa.

"Isto é como quando se toma um purgante, é tomar medidas que não são bonitas, mas não queremos deixar essa gente de presente para o narcotráfico", ressaltou Mujica.

Para o presidente, "existe muita dúvida e a dúvida é legítima", mas isto não "pode paralisar o ensaio de novos caminhos perante um problema que nos mantêm paralisados".

Segundo Mujica, quando a norma for aprovada, o que é tido como certo pelo partido governista Frente Ampla, impulsor da medida e que conta com maioria no Senado, o processo será "gradual" e o governo será "muito observador da realidade", sem fomentar o consumo de maconha.

"Quem diz que o tabaco é bom? E, mesmo assim, as pessoas fumam", refletiu o veterano presidente de 78 anos.

De acordo com o presidente, no mês passado no Uruguai "subiu a margem de homicídios por ajustes de contas", a maior parte deles "consequência das operações do narcotráfico".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDrogasMaconhaUruguaiINFO

Mais de Tecnologia

Minha Colinha: a trend de 450 milhões de views criada por quem nunca votou

DeepSeek atrai investimentos bilionários e amplia disputa com empresas americanas de IA

Shein aceita pagar US$ 100 milhões para encerrar apuração nos EUA, diz Reuters

iPhone Duo ou iPhone 18 Pro Max: qual faz mais sentido comprar?