Tecnologia “ressuscita” rapper Tupac Shakur em show nos EUA

Morto em 1996, rapper “cantou” três músicas no palco durante o show de Snoop Dog e Dr. Dre no Coachella 2012
Snoop Dog "recebe" no palco o rapper Tupac Shakur, morto em 1996 e "ressuscitado" através do uso de tecnologia 3D.  (Christopher Polk/Getty Images)
Snoop Dog "recebe" no palco o rapper Tupac Shakur, morto em 1996 e "ressuscitado" através do uso de tecnologia 3D. (Christopher Polk/Getty Images)
G
Gabriela RuicPublicado em 28/05/2014 às 18:58.

São Paulo – O festival de Coachella, que terminou ontem na Califórnia, recebeu ao palco na noite de domingo um ilustríssimo convidado: o rapper Tupac Shakur, morto em 1996 durante um suposto assalto.

Pois anos depois da sua morte, o cantor foi ressuscitado pelos amigos Snoop Dog e Dr. Dre.  Tupac cantou as músicas Come With Me, Gangsta Party e Hail Mary – esta última nunca havia sido apresentada por ele, pelo menos não enquanto vivo.

Antes de começar o show, porém, a figura holográfica do rapper cumprimentou não apenas os amigos no palco, mas também a plateia de milhares fãs que, embasbacados, assistiram ao vivo o milagre, que só foi possível por conta do uso da tecnologia 3D.

A holografia foi concebida no fim da década de 40 pelo húngaro e prêmio Nobel de Física, Denis Gabor. É provável que o inventor, que morreu em 1979, sequer tenha imaginado que sua tecnologia seria algum dia usada para trazer ícones do hip hop de volta do além.

Veja no vídeo abaixo a apresentação de Tupac Shakur no Coachella 2012:

https://youtube.com/watch?v=8L73tGfOam4