Tecnologia

Sony apresenta primeira TV com sistema Android do Brasil

O Android TV foi lançado em 2014 pelo Google. A Sony foi a 1ª empresa a utilizar o sistema, porém outras companhias como a Sharp estão de olho na tecnologia

TV da Sony com Android: a empresa lançou sete TVs com o sistema Android (4 com resolução 4K e 3 full HD) (Divulgação/Sony)

TV da Sony com Android: a empresa lançou sete TVs com o sistema Android (4 com resolução 4K e 3 full HD) (Divulgação/Sony)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2015 às 19h29.

São Paulo – As primeiras TVs com sistema operacional Android foram lançadas hoje no Brasil. A empresa que tomou a dianteira e afirmou a parceria com o Google foi a Sony. A companhia mostrou sete televisores que permitem que o usuário utilize recursos do sistema operacional do Google.

O Android TV foi anunciado na conferência de desenvolvedores do Google de 2014, após o fim do projeto do Google TV. No entanto, os aparelhos com o sistema só foram vistos pela primeira vez na feira de eletrônicos Consumer Electronic Show (CES), no início de 2015.

Os televisores da Sony com Android TV possuem acabamento de aço escovado e base cromada. Eles serão vendidos em duas versões: com display Full HD ou com resolução 4K Ultra HD. Seis dos sete modelos também reproduzem imagens em 3D.

No entanto, não é o design da televisão que chama mais a atenção. A ferramenta Google Cast da plataforma Android na TV da Sony promete agradar a muitos usuários. Assim como o Chromecast, o Google Cast possui a função de levar todo o conteúdo de tablets, smartphones e outros dispositivos para a tela da TV usando conexão sem fio.

Outra função interessante da plataforma é o acesso ao Google Play, a loja de aplicativos do Android. Aliás, quando o Android TV foi lançado, uma de suas maiores críticas foi a baixa quantidade de apps. Porém, agora o Google promete que as TVs com a plataforma já virão com 120 apps para os brasileiros, entre eles Netflix e Crackle.

Segundo Fausto Araujo, gerente de produto do Android TV, a plataforma serve para facilitar a vida do usuário. “No futuro, a TV será o centro de controle dentro de uma casa. Nosso objetivo é que as pessoas passem menos tempo procurando o que assistir e mais tempo assistindo ao que gostam”, disse Araujo.

As televisões com Android TV acima de 50 polegadas vêm com o controle One Flick. O item vem com um microfone integrado para captar sinais de voz e também tem um touch pad, que funciona como o touchscreen de um smartphone. Além disso, quem curte videogames vai gostar de saber que a televisão com Android TV da Sony conecta-se com joysticks, como o controle Dualshock 4 do Playstation 4.

Segundo Fausto, o Google preferiu não disponibilizar o Chrome, pois a empresa percebeu que a maioria dos usuários não utilizava o navegador. “Porém, nós pretendemos viabilizar o Google Now no Android TV em breve”, relata o gerente.

As TVs da Sony estarão à venda no Brasil a partir de julho. Outras empresas, como Sharp e Phillips, podem ser as próximas a apresentar televisores com o sistema Android TV no Brasil. Contudo, ainda não há previsão de lançamento.

A Sony irá disponibilizar quatro modelos 4K de 49, 55, 65 e 75 polegadas e três versões full HD de 50, 55 e 75 polegadas. O modelo mais simples 4K de 49 polegadas irá custar 4.999 reais. Já a versão mais avançada da TV 4K com Android de 75 polegadas terá o preço de 17.999 reais. A Sony ainda não revelou os valores das TVs Full HD com Android.

Acompanhe tudo sobre:3DAndroidAppsApps AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaGoogleHDsIndústria eletroeletrônicaNetflixSonyTecnologia da informaçãoTelevisãoTVTV 4K

Mais de Tecnologia

O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUA

China inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1

Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa