Sistema permitirá que um motorista conduza vários carros

Tecnologia reunirá carros em comboio e, além de permitir que seus motoristas larguem os volantes, fará com que grupo seja conduzido por apenas um veículo-chefe

São Paulo – Uma nova tecnologia que aproxima cada vez mais os veículos convencionais dos futuros carros high tech sem condutores está em testes pelos suecos da Volvo e deve virar realidade nas estradas europeias em até dez anos.

O sistema liga vários veículos entre si e os conecta a um carro-chefe, formando uma espécie de comboio. Todos os automóveis são então guiados, e liderados, por este líder, que é, por sua vez, conduzido por um motorista humano.

Para entrar no comboio, basta que a pessoa, ainda na direção, peça autorização ao líder do grupo. Assim que possível, poderá então se juntar aos outros, largar a direção e aproveitar a viagem da maneira que quiser.

Quando quiser deixar o comboio, também deverá avisar ao carro-chefe. Assim que a permissão for dada, esta pessoa voltará a assumir o papel de motorista do seu próprio veículo.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.