Tecnologia

Reprodutor de música em alta qualidade de Neil Young arrecada US$ 2 milhões

Aparelho pode rodar arquivos no formato Flac e custará 400 dólares

PonoPlayer (Divulgação)

PonoPlayer (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 13 de março de 2014 às 10h59.

O PonoPlayer, o reprodutor de músicas em alta resolução, arrecadou 2 milhões de dólares no site de financiamento coletivo Kickstarter em menos de 24 horas. A meta era de 800 mil dólares. O projeto é do músico de rock Neil Young, famoso pelo hit "Rockin' In The Free World", de 1989. 

O aparelho é capaz de reproduzir mídias no formato Flac (Free Lossless Audio Codec), que tem uma qualidade de áudio superior à do CD, com 192kHz/24-bit. Além disso, ele também vai rodar arquivos nos formatos ALAC, MP3, WAV, AIFF, e AAC.

Mais de 6.200 internautas ajudaram a financiar o projeto, que, como deu certo, será lançado em outubro nos Estados Unidos por 400 dólares, cerca de 940 reais, de acordo com o CNET. No momento desta reportagem, a campanha no Kickstarter arrecadou quase 2,5 milhões de dólares.

Conforme a descrição do produto no Kickstarter, o PonoMusic é um "ecossistema para apaixonados por música apreciarem suas canções favoritas exatamente como foram criadas pelos artistas, com a resolução de gravação que eles escolheram no estúdio". Vale notar que "pono" significa justo ou honesto, no idioma havaiano. 

Além do aparelho, também será lançada uma loja virtual que irá oferecer músicas em formato Flac, bem como MP3 com qualidade de CD (44.1kHz/16-bit). 

Já faz anos que Young fala em revolucionar o mercado aumentando a qualidade de áudio das músicas. No ano passado, ele chegou a apresentar um protótipo do PonoPlayer em uma entrevista no programa de TV de David Letterman.

O PonoPlayer promete a melhor experiência na reprodução de músicas digitais — algo bastante ousado visto que existem diversos sistemas de som no mercado.

Vale notar que ainda não há previsão de lançamento do PonoPlayer no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:INFOiPod

Mais de Tecnologia

Alexa, da Amazon, pode subir preço em versão mais inteligente para competir com ChatGPT

CEO da Nvidia ganha US$ 7,6 bilhões em um só dia

Muito tempo no celular? Veja dicas para diminuir seu tempo de tela

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

Mais na Exame