Tecnologia

Reino Unido possui base secreta de escuta, revela jornal

Londres - O Reino Unido possui uma base de espionagem secreta no Oriente Médio, na qual intercepta emails, ligações telefônicas e troca de dados pela internet para...

Snowden (Reprodução)

Snowden (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

Londres - O Reino Unido possui uma base de espionagem secreta no Oriente Médio, na qual intercepta emails, ligações telefônicas e troca de dados pela internet para agências de inteligência ocidentais, informou nesta sexta-feira o jornal "The Independent".

De acordo com a fonte, essa informação faz parte do material divulgado pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, asilado temporariamente na Rússia após ter sido a fonte da publicação em massa da espionagem realizada pelo governo dos Estados Unidos.

A informação confidencial coletada nesta base provem de cabos de fibra óptica submarinos da região, que, depois de processada, é enviada ao centro de escutas britânico GCHQ em Cheltenham, onde acaba sendo compartilhada com a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, segundo o jornal.

Aparentemente, o governo britânico considera esse centro de espionagem um elemento fundamental na luta contra o terrorismo, já que, segundo o jornal britânico, ele representa um sistema vital de "advertência" em caso de potenciais atentados pelo mundo.

Segundo o "The Independent", o temor que essa base pudesse ser revelada foi um dos motivos pelos quais supostamente o governo de David Cameron pediu ao jornal "The Guardian" que destruísse o material com informações confidenciais que tinham recebido do americano Edward Snowden.

Além disso, essa operação faria parte de um sistema de espionagem e vigilância mais amplo do GCHQ, intitulado "Tempora", o qual supervisiona comunicações de todo o mundo.

O "The Independent" não menciona o lugar exato do centro, mas ressaltou os dados sobre esse projeto fazem parte dos 50 mil documentos da GCHQ que Snowden copiou durante o ano de 2012.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoEspionagemINFOEdward Snowden

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs