Tecnologia

Quarentena faz subir o número de downloads de games no celular do trabalho

Relatório da Navita indica que 46,54% dos aplicativos fora da rede corporativa baixados são da categoria de jogos

Quarentena: funcionários estão tentando utilizar dispositivos corporativos para aplicativos de entretenimento (Getty Images/Reprodução)

Quarentena: funcionários estão tentando utilizar dispositivos corporativos para aplicativos de entretenimento (Getty Images/Reprodução)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 6 de maio de 2020 às 05h55.

Última atualização em 6 de maio de 2020 às 12h43.

Durante a quarentena, tirar um tempo para se desligar do trabalho tornou-se mais difícil - especialmente para quem está trabalhando de casa. Mas alguns trabalhadores buscam uma saída para se divertir durante o período de distanciamento social: os jogos de celular.

Um relatório, realizado pela empresa de gestão de mobilidade Navita, apontou que cerca de 15% dos dispositivos móveis corporativos (especialmente smartphones) utilizados por funcionários de empresas registraram tentativas de downloads de aplicativos de entretenimento. O intuito do levantamento foi identificar a intenção de baixar aplicativos contraproducentes no aparelho corporativo.

Entre os tipos de aplicativos mais procurados pelos funcionários, os games dominam. Cerca de 46% dos aplicativos procurados que não são autorizados pelo sistema corporativo são do gênero de jogos mobile, seguidos por apps de streaming como Netflix e Amazon Prime Video. Logo depois, estão os aplicativos de produtividade, como Excel e PowerPoint.

Confira, abaixo, o gráfico geral de downloads de aplicativos para celular:

Relatório

(Navita)

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram mais de 2.000 dispositivos móveis em 30 empresas de diversos setores de mercado.

Ao todo, foram 1.216 tentativas de baixar games nos celulares corporativos, e os baixados foram PlayKids, NBA e Modern Combat 4 Zero Hour. Além de servir para o lazer pessoal, os games também podem ser formas de entreter crianças, o que pode ser importante para quem trabalha de casa e precisa se concentrar nas tarefas do dia.

Confira, abaixo, a lista dos jogos mais procurados e suas respectivas tentativas de download:

AplicativoNúmero de downloads
PlayKids148
NBA145
Modern Combat 4 Zero Hour144
Reino Disney143
Bubble Bash 3143
GoRead 142142
Zombie Infection 2140
Asphalt Nitro140

Outros jogos procurados foram "Homem-Aranha: Ultimate Power" e "Candy Crush Saga", mas com interesse menor do que os citados acima. Em outras categorias, os destaques foram o app Studio+, Instagram e o aplicativo de entregas Rappi.

Acompanhe tudo sobre:AppsCelularesJogosCoronavírus

Mais de Tecnologia

A CEO do Hinge veio ao Brasil defender uma tese rara: sucesso é o usuário deletar o app

No maior layoff de sua história, Amazon demite 16 mil funcionários

CEO da Apple diz estar 'de coração partido' com morte de enfermeiro por agentes do ICE

Telas da linha Samsung Galaxy S26 terão função de privacidade embutida