Tecnologia
Acompanhe:

Panasonic SC-HC55

Pequena e fininha, esta dock cheia de recursos pode ficar na mesa ou na parede. Além de tocar músicas de iPods e iPhones encaixados em seu conector, possui entrada P2 e bluetooth para reproduzir o som de outros aparelhos, CD player e porta USB para pen drives com MP3. A qualidade do áudio é boa, […]

A
Airton Lopes

Publicado em 13 de fevereiro de 2012, 09h20.

logo-infolab

Pequena e fininha, esta dock cheia de recursos pode ficar na mesa ou na parede. Além de tocar músicas de iPods e iPhones encaixados em seu conector, possui entrada P2 e bluetooth para reproduzir o som de outros aparelhos, CD player e porta USB para pen drives com MP3. A qualidade do áudio é boa, com potência suficiente para pequenos ambientes. O bluetooth permite usar a dock viva-voz para atender ligações, mas o resultado não é dos melhores.

O SC-HC55 não é um sistema de som para audiófilos. Não queremos dizer com isso que a qualidade do som é ruim. Mantemos nossa opinião de que o som é bom no geral. Mas o grau de qualidade não se mantém no volume máximo: os sons graves adquirem um aspecto abafado e os agudos se tornam estridentes. Resumindo, usar toda a potência de 40 watts dos alto falantes implica em perda de definição. Quem gosta de brincar com opções de equalização também não vai se impressionar com os as três predefinições de ajuste: “bass”, “tremble”, “surround” e “buzzer”.

O grande diferencial do SC-HC55 é versatilidade, ponto que a maioria dos fabricantes ignora ao projetar docks para iPod. Mas comecemos pelo essencial: conseguimos tocar “20th Century Boy” a partir de um iPod Touch 4, um iPhone 3GS e um iPhone 4. A Panasonic também promete compatibilidade com o iPod Nano e o iPod Classic, cada um em suas várias versões. Infelizmente, o modo como o conector de 30 pinos foi integrado ao micro system impede qualquer possibilidade de ligar um iPad diretamente à dock do produto.

Como era de se esperar, a compatibilidade com o eletrônicos da Apple é bem completa, mesmo quando se leva o iPad em conta. Mas outras conexões não tiveram a mesma sorte. Enquanto CDs convencionais tocaram sem problemas, CDs gravados com músicas em MP3 e outros formatos não puderam ser reproduzidos. Pela porta USB, o SC-HC55 reconheceu apenas arquivos em MP3 e MP2. Mas há sempre a P2 para cobrir a falta de algum codec com outro player. O rádio AM e FM também está presente, assim como as rádios online que podem ser acessadas por um aplicativo de iOS.

O SC-HC55 é todo projetado para que você não tenha que tocar nele. Já falamos do bluetooth que transmite música em boa qualidade, apesar da compressão natural da rede sem fio. O mesmo não pode ser dito da transmissão das chamadas de telefone, que perdem muita clareza quando o viva-voz é ativado. Outra grande vantagem desse meio de comunicação entre dock e media player é a facilidade com que a rede é estabelecida.

Outro recurso convencional que evita que seus dedos toquem o aparelho é o controle remoto que, apesar de simples, permite controlar algumas funções do iPod ou do iPhone que estiver ligado à dock. Fora do comum é o sensor de movimento que abre os compartimentos do CD e do conector de 30 pinos. Claro, isso não passa de uma frivolidade, mas ele funciona bem e pode até servir para impressionar visitas.

Entre as docks de iPod avançadas, o SC-HC55 é uma das mais compactas (48,2 x 19,6 x 8,8 cm) e leves (2,46 kg). O preço dessa dock não é baixo, mas ela é o exemplar mais barato que já testamos da categoria docks avançadas. Apesar do som de qualidade limitada, o SC-HC55 é uma boa opção para quem deseja um micro system descomplicado.

Ficha técnica

Potência 40 W
Compatibilidade CD, MP3 e Rádio FM
Conexões P2, USB e Bluetooth

Avaliação técnica

Prós Variedade de conexões; viva-voz integrado (para qualquer smartphone); leve para uma dock avançada;
Contras Qualidade de som poderia ser melhor; suporta pouco formatos de áudio;
Conclusão A qualidade de áudio mediana do SC-HC55 é compensada pela praticidade que essa dock oferece com suas conexões;
Áudio 7,6
Compatibilidade 8,5
Recursos 8
Conexões 8,2
Design 7,7
Média 7.9
Preço R$ 999