Nvidia leva processadores gráficos a carros Tesla e BMW

Painéis e sistema de navegação se tornam cada vez mais próximos de um computador

São Paulo – Conhecida fabricante de processadores gráficos para computadores que necessitam de alto desempenho, especialmente para jogos, a Nvidia fechou parcerias com a BMW e com a Tesla para colocar sua tecnologia nos sistemas de navegação das próximas gerações de carros das montadoras. As novidades foram apresentadas na Consumer Electronics Show (CES) 2011, maior feira de tecnologia voltada para o consumidor final do mundo, realizada entre os últimos dias 6 e 9.

Nas BMWs, o sistema que usa a unidade de processamento gráfico (GPU) da Nvidia recebe o nome de iDrive e, segundo as empresa, “torna intuitivamente simples o ato de dirigir ao utilizar as facilidades de um veículo BMW”. Os veículos com iDrive contam com interface de última geração, navegação com gráficos detalhados, visor de alta resolução, rápido tempo de resposta entre a interface e o usuário com relatórios de tráfego em tempo real e referências terrestres. O sistema pode ainda antecipar informações e facilitar decisões do motorista, permitindo que uma direção mais segura capaz de proporcionar maior prazer de dirigir. O iDrive estará disponíveis na linha Mini Cooper, Série 7, Série 5 e Série 3 e nos demais veículos BMW indicados para atividades esportivas.

Para a montadora de veículos elétricos Tesla, a Nvidia preparou uma central de navegação com uma tela de alta resolução de 17 polegadas touchscreen com comandos totalmente intuitivos, navegação conectada ao tráfego em tempo real, com pontos de interesse e informações climáticas. Já o painel de instrumentos conta com uma tela LCD de 12,3 polegadas com gráficos 3D avançados que trazem informações sobre o veículo. Os recursos estarão disponíveis no sedan Model S.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.