Tecnologia

NSA financia criação de linguagem de programação única

"Aplicativos da web são hoje escritos como uma mistura mal coordenada de idiomas, formatos e tecnologias diferentes", diz o pesquisador responsável pelo projeto


	Nova linguagem: interesse da NSA estaria justamente no quesito segurança
 (Cbeck527 / Flickr/Reprodução)

Nova linguagem: interesse da NSA estaria justamente no quesito segurança (Cbeck527 / Flickr/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 09h24.

São Paulo - Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram uma linguagem de programação universal chamada Wyvern (uma referência a um dragão que tinha duas pernas em vez de quatro) com o objetivo de facilitar a vida de desenvolvedores que hoje precisam se debruçar em diferentes linguagens como CSS, JavaScript e HTML5.

Por trás do projeto está um financiador polêmico: a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), principal alvo das denúncias de espionagem feitas por Edward Snowden.

"Aplicativos da web são hoje escritos como uma mistura mal coordenada de idiomas, formatos e tecnologias diferentes", diz o pesquisador responsável pelo projeto, Jonathan Aldrich, por meio de nota.

"Essa diversidade aumenta o custo de desenvolvedores para aprender essas tecnologias. Isso também significa que garantir larga segurança para esses sistemas é difícil", afirma. O interesse da NSA no projeto estaria justamente no quesito segurança, já que a agência precisa proteger seu próprio sistema de hackers e ajudar empresas americanas a fazer o mesmo.

A linguagem está sendo desenvolvida e está disponível, em fase beta, para testes. O código é aberto e desenvolvedores podem ver mais detalhes sobre como o Wyvern está sendo desenvolvido pelo GitHub.

Acompanhe tudo sobre:HackersNSAProgramadoresTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Internet em qualquer lugar? Starlink, de Elon Musk, lança antena do tamanho de um laptop

Você sabe o que é telemática? Tecnologia reduziu em 40% as taxas de colisões em estradas, diz estudo

Instagram está implementando 'live' apenas para melhores amigos

Vício em TikTok? O que é 'brainrot' e por que o termo está tão em alta

Mais na Exame