Acompanhe:

Há 136 milhões de computadores em uso no Brasil, afirma FGV

De acordo com levantamento da FGV, um computador será vendido por segundo no país em 2014. Serão 24,8 milhões de unidades comercializadas

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Tablets: preços mais acessíveis permitiram popularização do gadget desde 2012
 (Damien Meyer/AFP)

Tablets: preços mais acessíveis permitiram popularização do gadget desde 2012 (Damien Meyer/AFP)

S
Saulo Pereira Guimarães

Publicado em 24 de abril de 2014 às, 12h25.

São Paulo - O Brasil tem hoje 136 milhões de computadores em operação. O dado é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou hoje a 25ª edição da Pesquisa Anual do Mercado Brasileiro de Administração e Uso de Tecnologia de Informação nas Empresas.

De acordo com levantamento, um computador será vendido por segundo no Brasil em 2014. O fenômeno já havia sido constatado em 2012. Neste ano, serão comercializadas 24,8 milhões de unidades. "Para FGV, tablet é computador", alerta Fernando Meirelles, professor responsável pela pesquisa.

Segundo ele, os preços mais acessíveis permitiram a popularização do gadget nos últimos dois anos. Dos 136 milhões de computadores em uso hoje no Brasil, os tablets já representam 18 milhões.

Há 25 anos, o país tinha só 1,2 milhão de computadores. "Em 2 anos, teremos um computador por habitante", afirmou o pesquisador - mantendo a expectativa apresentada no ano passado.

Telefones

Outro dado divulgado dá conta que a densidade de telefones fixos e móveis no Brasil já é maior do que nos EUA. Enquanto lá o número de linhas corresponde há 156% da população, chegamos aqui à marca de 158%.

No ano passado, a densidade era a mesma para os dois países. "Se alguém me falasse que isso ia acontecer 25 anos atrás, eu mandava internar", brincou Meirelles na apresentação do estudo, em São Paulo.

"Este ano, nós vamos chegar à marca de uma TV por habitante", afirmou o pesquisador. O grande combustível do crescimento deste indicador é a Copa do Mundo em junho. Hoje, 97% da população já têm acesso ao gadget - somando 196 milhões de unidades em uso.

Na edição de 2014, 6.000 representantes de grandes e médias empresas foram entrevistadas para o estudo.

Últimas Notícias

Ver mais
Lucro da Oncoclínicas cai no trimestre, mas supera expectativas
Exame IN

Lucro da Oncoclínicas cai no trimestre, mas supera expectativas

Há 16 horas

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões
ESG

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões

Há 22 horas

Wesley e Joesley Batista voltam ao conselho da JBS
Exame IN

Wesley e Joesley Batista voltam ao conselho da JBS

Há um dia

Breaking: Cade aprova fusão de Arezzo e Soma sem restrições
Exame IN

Breaking: Cade aprova fusão de Arezzo e Soma sem restrições

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais