Tecnologia

Nokia Lumia 635

Há cada vez mais smartphones com suporte para a internet móvel no padrão 4G (LTE). As fabricantes começaram a oferecer esse recurso em aparelhos topo de linha, como, por exemplo, o Samsung Galaxy S4, lançado em abril do ano passado. Em 2014, as empresas começaram a oferecer uma ampla gama de gadgets com suporte a […]

Lumia 635

Lumia 635

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 19h46.

logo-infolab

Há cada vez mais smartphones com suporte para a internet móvel no padrão 4G (LTE). As fabricantes começaram a oferecer esse recurso em aparelhos topo de linha, como, por exemplo, o Samsung Galaxy S4, lançado em abril do ano passado. Em 2014, as empresas começaram a oferecer uma ampla gama de gadgets com suporte a essa velocidade de internet e o Nokia Lumia 635 é um claro exemplo de que o padrão 4G chegou também aos smartphones da categoria intermediária.

O Lumia 635 é, essencialmente, o mesmo aparelho que o Lumia 630. Entretanto, há dois fatores determinantes para a compra que diferenciam esses dois modelos. O Lumia 630 tem TV digital (1-seg) e tem suporte para dois chips de operadoras de telefonia móvel, enquanto o Lumia 635 troca esses dois recursos apenas pelo 4G e um design um tanto diferente — mas robusto, como o irmão de linha de produto.

Esse smartphone da Nokia (apesar dos indícios de que a marca será abandonada, seu nome ainda está no aparelho da Microsoft) compete no mercado brasileiro com gadgets respeitáveis, como é o caso do Motorola Moto X 4G, o Sony Xperia M2 e o mais fraco Samsung Galaxy Express. Confira a seguir os detalhes da análise do INFOlab do Lumia 635.

Design

Ponto forte da Nokia por tradição, o design do Lumia 635 não decepciona. Apesar de ter construção em plástico se bordas de metal nas laterais, o aparelho é robusto e ergonômico. O encaixe na mão é favorecido pelos cantos arredondados. Sua aparência geral deixa evidente que o smartphone não é topo de linha, mas o visual não é de celular barato, e, sim, do que de fato ele é: um intermediário.

Sua tela tem 4,5 polegadas com resolução, um tanto baixa, de 480 por 854p. Contudo, há tecnologia IPS (In-Pane Switching), oferecendo ângulos de visão de até 178º e há também ClearBlack com Corning Gorila Glass 3 para garantir uma certa resistência ao display. Numa comparação direta com o Lumia 530 é fácil perceber a maior qualidade do seu painel, já o colocando ao lado do Lumia 930, por exemplo, percebesse a menor fidelidade de cores, bem como a menor resolução de imagem.

Além disso, o Lumia 635 possui medidas de 6,7 x 12,9 x 0,9 cm (LxAxP) e pesa 134 gramas. A decisão da Nokia em remover os três botões táteis abaixo do painel nessa nova geração de Lumias foi tomada em prol de um menor preço para o consumidor final, aparentemente, visto que a barra de botões virtuais ocupa cerca de 0.5 cm da tela e o espaço abaixo da tela não foi reduzido. Vale lembrar que o smartphone não possui câmera frontal nem botão físico para acesso rápido a câmera.

Configuração

O gadget conta com processador quad core Qualcomm Snapdragon S400 com velocidade máxima de 1,2GHz, 512MB de memória RAMe 8GB de armazenamento interno com suporte para a expansão com cartão microSD de até 128GB. A bateria do aparelho tem capacidade de 1.830 mAh. Como de praxe, quem compra o Lumia 635 ganha 15GB de armazenamento na nuvem do OneDrive e acesso à versão móvel do pacote Office.

A fluidez do sistema é ótima, apesar da pouca memória RAM. Entretanto, o aparelho demora mais para abrir um app do que outros modelos da linha Lumia que têm 1 ou 2GB de RAM.

Em jogos, o desempenho foi bom com games básicos, mas há aplicativos que exigem mais memória, algo que limita o uso do smartphone para este fim.

Sistema

O Lumia 635 sai de fábrica com o Windows Phone 8.1 (Cyan), que vem com algumas novidades. Alguns exemplos são a chegada da assistente pessoal Cortana, a Action Center, que é, essencialmente, uma central de notificações semelhante às presentes no Android e no iOS, e o teclado chamado de WordFlow para digitar palavras arrastando os dedos sobre as suas respectivas letras, assim como no Swype.

A digitação no novo teclado á agradável e, como de praxe, ele pode aprender com o usuário (armazenamento um histórico que ajuda na previsibilidade). A central de notificações era algo que fazia falta ao Windows Phone e foi corrigido pela Microsoft de forma satisfatória, oferecendo atalhos para tarefas básicas.

A Cortana é um ponto que merece destaque. A assistente pessoal do Windows Phone ainda não está disponível em português, mas serve como uma mistura de Siri com Google Now e pode ser útil mesmo para os consumidores brasileiros. Contudo, há dois requisitos para sua usabilidade real: o domínio do idioma inglês e a alteração da localização do gadget para os Estados Unidos. Com isso,  é possível  dar comandos de voz para realizar tarefas como fazer chamadas, enviar mensagens de texto e obter a rota GPS para a sua casa no fim do expediente.

Bateria

A bateria do Lumia 635 não é um ponto do qual a fabricante pode se orgulhar.

No teste padrão do INFOlab, reproduzindo um filme com resolução HD, com brilho máximo, Bluetooth e Wi-Fi ativos, sua bateria de 1830 mAh durou por 5 horas. Essa marca é pior do que a obtida pelo Moto G 4G (5h35) e também que o Xperia M2 (6h24).

Câmera

A câmera do Lumia 635 não faz jus à tradição da Nokia no segmento de fotografia. A câmera é muito básica, sem flash LED e tira fotos com 5MP, além de filmar em HD. Não há câmera frontal, então, nada de usar o Skype — que, aliás, é da própria Microsoft.

As fotografias deste Lumia são apenas para registros rápidos do cotidiano e, eventualmente, com condições de iluminação ideais, podem até servir para serem publicadas nas redes sociais. Em locais parcialmente escuros, os resultados já são imagens com ruído considerável.

Há dois aplicativos para fotos, o  câmera padrão, que oferece apenas três modos de captura: sequência inteligente, foto e vídeo. Nesse app, não é possível fazer ajustes finos como ISO ou velocidade de obturador, recursos oferecidos pelo aplicativo secundário para fotos, o Nokia Camera.  É possível, por exemplo, configurar ISO 100, 200, 400, 800 ou 1600.

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Vale a pena?

O Lumia 635 é um ótimo smartphone intermediário que alia 4G e Windows Phone, além de uma boa qualidade de construção. Os pontos fracos, considerando sua categoria, são a ausência de TV digital e suporte para dois chips. Felizmente, a Nokia oferece uma opção para quem quer esses dois recursos em detrimento do 4G: o Lumia 630, que é vendido na mesma faixa de preço. Portanto,  a escolha entre os dois aparelhos, que são muito semelhantes, deve ser feita levando em conta quais são os recursos mais importantes: internet veloz ou dual-chip com TV digital.

Ficha técnica

Sistema operacionalWindows Phone 8.1
ChipsetQualcomm Snapdragon 400
CPU (SoC)ARMv7 Cortex-A7 Quad Core 1.2 GHz
GPUAdreno 305
RAM512MB
Armazenamento8GB (4,11 livres) + microSD de até 128GB
ConexõesLTE, Wi-Fi, Bluetooth 4.0, A-GPS com GLONASS.
Tela4,5'' (480 x 854p)
Peso134g
Bateria5h

Avaliação técnica

PrósBom design, 4G, Windows Phone 8.1
ContrasNão tem câmera frontal
ConclusãoSmartphone com ótimo custo-benefício para quem quer gadget com Windows Phone e 4G
Configuração7,7
Usabilidade7,4
Diversão7,1
Bateria6,9
Design8,2
Média7.5
PreçoR$ 599
Acompanhe tudo sobre:4GBrasilCelularesInfolabMicrosoftNokiaReviewsReviews INFOSmartphonesWindows Phone

Mais de Tecnologia

Google adia planos de bloquear cookies de terceiros mais uma vez

Meta ajusta projeções financeiras e planeja aumentar gastos em 2024

União entre Republicanos e Democratas contra o TikTok mostra o quão difícil é banir um aplicativo

Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para as eleições de 2024 no Brasil

Mais na Exame