Acompanhe:

Nokia Lumia 530

Com o Windows Phone 8.1, a Microsoft pôde entrar em um nicho de mercado até então limitado pela versão anterior do sistema: smartphones de baixo custo com suporte para dois chips. E o Nokia Lumia 530 é exatamente isso. Apesar de ter um apelo de mercado diferente, o gadget é uma espécie de sucessor do […]

Modo escuro

Continua após a publicidade
Lumia 530

Lumia 530

D
Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às, 21h08.

logo-infolab

Com o Windows Phone 8.1, a Microsoft pôde entrar em um nicho de mercado até então limitado pela versão anterior do sistema: smartphones de baixo custo com suporte para dois chips. E o Nokia Lumia 530 é exatamente isso. Apesar de ter um apelo de mercado diferente, o gadget é uma espécie de sucessor do Lumia 520, que foi lançado no ano passado e é um dos produtos mais vendidos da marca.

Essencialmente, o Nokia Lumia 530 é uma boa opção de compra para quem busca um smartphone básico, mas não gosta dos sistemas Android e Firefox OS.

[Como são feitos os testes do INFOlab]

Design e construção

Como de praxe, o Lumia 530 tem uma construção resistente. Sua parte traseira é um monobloco de plástico, que pode ser substituída se o consumidor quiser. Em termos de ergonomia, ele é ótimo. Isso porque as suas pontas são arredondadas e sua traseira, curvada, dessa forma facilitando o encaixe na mão. O smartphone possui medidas de 6,2 x 12,0 x 1,2 cm (LxAxP) e pesa 130g.

Outro fator que reforça essa qualidade do aparelho é a sua tela de 4 polegadas, que, contudo, peca pela baixa resolução de apenas 854 por 480 pixels. Apesar de ter tamanho semelhante ao do iPhone 5s, da Apple, o smartphone é consideravelmente mais espesso. Isso faz com que o aparelho fique um tanto evidente quando colocado no bolso.

É preciso remover a bateria para ter acesso aos dois slots de chips padrão microSIM e ao conector do cartão microSD. A medida foi tomada pela fabricante, provavelmente, para economizar na produção em escala de uma capa traseira com entradas para esses componentes.

Dual chip

O sistema de gerenciamento de chips de operadoras de telefonia é, essencialmente, simples de usar. Há dois atalhos na tela inicial do sistema que levam para o SIM 1 ou para o 2. Dessa forma, você pode iniciar a chamada a partir do número que você quiser. Além disso, no momento de registrar um contato na agenda, você pode escolher qual será o chip que realizará a chamada para um determinado número.

Configuração

Alto desempenho não é a principal característica deste smartphone. Ainda assim, a experiência de uso do sistema Windows Phone 8.1 é boa e não há travamentos em tarefas corriqueiras. Dá para usar WhatsApp, Facebook, Twitter e afins tranquilamente, bem como executar games leves, como Subway Surffers. O gadget não é recomendado para tarefas mais pesadas.

A configuração do Lumia 530 é básica, e, vale notar, inferior à do Lumia 520. O aparelho tem metade da memória interna eum processador gráfico mais fraco que o de seu antecessor. São 512MB de memória RAM, processador Qualcomm Snapdragon 200 de 1,2 GHz, 4GB de armazenamento interno com entrada para cartão microSD de até 128GB e bateria de 1.430 mAh, além de suporte à conexão 3G e Wi-Fi padrão N.

A configuração é semelhante à encontrada no concorrente Motorola Moto E, que tem como diferencial, além do sistema Android KitKat, o receptor de TV digital padrão 1-seg, além de ser dual SIM.

Benchmarks

AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Lumia 53011348
Moto E12229
Lumia 63511770
LG L509716

Bateria

Como a bateria do Lumia 530 tem capacidade inferior à encontrada no iPhone 5c, que é o smartphone com pior duração de bateria do INFOlab, o gadget da Microsoft não se saiu muito bem neste teste. O produto aguentou por 4h22 fora da tomada. Essa marca está dentro da média dos smartphones intermediários e básicos.

Sistema

O sistema Windows Phone 8.1 traz boas novidades que favorecem a usabilidade. Alguns exemplos são a chegada da assistente pessoal Cortana, que obedece comandos de voz em inglês; a Action Center, que é uma central de notificações semelhante às presentes no Android e no iOS; e o teclado chamado de WordFlow para digitar palavras arrastando os dedos sobre as suas respectivas letras, assim como no Swype. O novo teclado pode aprender com o usuário por meio de armazenamento um histórico, o que ajuda na previsibilidade das palavras que serão escritas.

Há poucos aplicativos pré-instalados, talvez, por conta da pouquíssima memória interna disponível para o armazenamento de arquivos, fotografias e apps. Ainda assim, há o aplicativo de GPS com navegação curva a curva Nokia Here além do pacote Office completo, com Excel, PowerPoint e Word.

Câmera

A câmera tira fotos com 5MP, porém, não há flash nem autofoco. Na análise do INFOlab, ficou evidente que o foco do produto não é a fotografia, apesar da tradição da Nokia neste segmento — lembrando que o Lumia 1020 tem a câmera com maior resolução do mercado de smartphones. O resultado das imagens registradas com esse produto não é dos melhores, uma vez que as fotos ficam pobres em termos de definição e detalhes.

Não há o aplicativo Nokia Pro Cam, que oferece ajustes finos para o registro de imagem. Só é possível tirar fotos com o app Câmera, que oferece modos de foto, disparo contínuo e filmagem. Como não há foco automático, todos os objetos posicionados a menos de 20 cm da câmera saem um tanto borrados.

Os vídeos são gravados com resolução de 480p e servem para fazer registros rápidos no cotidiano. Não há câmera frontal para videoconferências, mesmo sempre a Microsoft também dona do Skype, que permite realizar chamadas em vídeo.

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

//www.youtube-nocookie.com/embed/YQucsAdxpIk

Vale a pena?

O Lumia 530 é um smartphone bom e barato que atende bem o público que busca um aparelho com suporte para dois chips e um sistema fluído. Como são mais de 300 mil aplicativos disponíveis na Windows Store, o catálogo para downloads é amplo, apesar do sistema da Microsoft ainda ficar de fora dos lançamentos de apps, que priorizam apenas as plataformas Android e iOS. Em suma, o gadget é excelente para quem quer um celular básico.

Ficha técnica

Sistema operacionalWindows Phone 8.1
ChipsetQualcomm Snapdragon 200
CPU (SoC)ARMv7 Cortex-A7 Quad Core 1.2 GHz
GPU (SoC)Adreno 302
RAM512MB
Armazenamento4GB (1,31 livres) + microSD de até 128GB
Conexões Wi-Fi, Bluetooth 4.0, A-GPS com GLONASS.
Tela4'' (480 x 854p)
Bateria4h22
Peso130g

Avaliação técnica

PrósWindows Phone 8.1, 3G, dual chip
ContrasCâmera sem flash nem autofoco, configuração básica
ConclusãoSmartphone bom e barato para quem busca aparelho com Windows Phone 8.1
Configuração7.7
Usabilidade7.2
Diversão7.1
Bateria6.7
Design7.7
Média7.3
PreçoR$ 399

Últimas Notícias

Ver mais
Entenda qual é a proposta da Colômbia para as eleições na Venezuela
Mundo

Entenda qual é a proposta da Colômbia para as eleições na Venezuela

Há 12 horas

Milei propõe encontro com Lula após troca de insultos
Mundo

Milei propõe encontro com Lula após troca de insultos

Há um dia

Obras de proteção costeira nem sempre evitam a erosão marinha
ESG

Obras de proteção costeira nem sempre evitam a erosão marinha

Há 2 dias

Mortes por dengue mais do que triplicam no Peru
Mundo

Mortes por dengue mais do que triplicam no Peru

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais