Tecnologia

Navio encalhado na Antártida começa a ser resgatado

Três embarcações quebra-gelo tentam retirar o barco

navio (©afp.com / Anders Wiklund / Scanpix)

navio (©afp.com / Anders Wiklund / Scanpix)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2013 às 07h31.

Priorizar nos meus resultados Google

Três navios quebra-gelo se encaminhavam nesta quinta-feira na direção de um navio russo, com 74 membros de uma expedição científica a bordo, que se encontra encalhado em meio ao gelo da Antártida, anunciaram fontes australianas.

As autoridades australianas assumiram a coordenação da missão de resgate.

A Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA) disse que o "MV Akademik Shokalskiy" enviou um SOS na quarta-feira, em que dizia que estava encalhado a cerca de 100 milhas náuticas a leste da base francesa Dumont D'Urville.

"O barco iria sair (a mar aberto), quando foi atingido por uma tempestade de neve", disse o porta-voz da expedição, Alvin Piedra, à AFP.

"Está simplesmente encalhado no gelo. Não há nenhum perigo em absoluto. O navio se encontra na região controlada pela Austrália, o que obriga suas autoridades a difundir a mensagem a todos os barcos quebra-gelo que se encontrem na região, três dos quais responderam", explicou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMeio ambienteRússiaAntárticaINFO

Mais de Tecnologia

Eles usaram o Claude para atrair 10 mil usuários em plataforma de saúde (e não gastaram um centavo)

China, Europa e Sudeste Asiático têm prioridades diferentes na compra de veículos de nova energia

Novas regras na China miram proteção de menores no ambiente digital

China abre 1ª fábrica do mundo que produz um robô humanoide a cada 10 minutos