Tecnologia

LG ND8520

Avaliação de Airton Lopes / Com um formato inspirado no clássico cubo mágico, esta dock amplifica o som das músicas reproduzidas no iPod touch, iPhone e iPad, em smartphones ou tablets com Android e notebooks sem a necessidade de cabos. No caso dos aparelhos da Apple, a conexão sem fio é feita por Wi-Fi, por […]

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2013 às 16h29.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Com um formato inspirado no clássico cubo mágico, esta dock amplifica o som das músicas reproduzidas no iPod touch, iPhone e iPad, em smartphones ou tablets com Android e notebooks sem a necessidade de cabos. No caso dos aparelhos da Apple, a conexão sem fio é feita por Wi-Fi, por meio da tecnologia AirPlay. Para os Androids, a comunicação é feita por Bluetooth. No computador dá para escolher se o som será transmitido às caixas por AirPlay ou Bluetooth. Mas a variedade de aparelhos que aproveitam os 80 Watts de potência da dock é ainda mais ampla. O conector de 30 pinos no topo do aparelho recebe qualquer iPhone ou iPad compatível, além dos iPods antigos, mas não serve para modelos lançados a partir de 2012, como o iPhone 5. Também é possível conectar dispositivos pela entrada P2 e pen drives pela porta USB. A qualidade de áudio é boa, mas não impressiona. Os pequenos falantes frontais não trabalham de forma tão eficiente quanto o subwoofer.

Avaliação de Lucas Massao / Com visual diferente, dock tem como principal atrativo a possibilidade de reproduzir sons por Wi-Fi e Bluetooth.

Corpo e Construção

Se você já se frustrou tentando montar um cubo mágico, o visual do LG ND8520 não vai ser nada estranho. Pesando 5,8 kg e medindo 24,5 por 24,5 por 27,2 cm, a dock é não é das mais leves e poderia ter rodinhas para facilitar, e muito, o seu transporte.

Som e conexão

O som com potência de 80 Watts é dividido entre dois alto falantes e não surpreende. Os graves são encorpados, mas a reprodução tem sua qualidade comprometida por um chiado sutil, porém irritante e que não se acentua nem com a utilização de fones de ouvido.

Além da entrada P2, a dock possui uma entrada USB. Algo que incomoda muito e poderia ser corrigido é o fato de músicas que estavam armazenadas em dispositivos formatados em NTFS não serem reconhecidas.  Para resolver o problema basta formatar os dispositivos em FAT32, nesse formato o reconhecimento ocorreu tranquilamente. Vale destacar que a conexão USB é energizada, ou seja, você pode recarregar seus dispositivos mesmo com a dock em modo sleep.

Enquanto os aparelhos sonoros tentam se adequar ao polêmico conector Lightning, o LG ND8520 faz uso do conector de 30 pinos para conectar os aparelhos da Apple. Mas existe outra opção para se reproduzir arquivos, como veremos a seguir.

Reprodução sem fios

O processo aqui é diferente para Apple e Android. Os aparelhos da maçã terão que passar por etapas que podem incomodar um pouco. O primeiro passo é pressionar o símbolo de Wi-Fi até que a palavra STEP 1, isso faz com que uma rede sem fio chamada LG Áudio seja criada. Conecte seu dispositivo a ela e acesse a interface de configuração da dock através do ip 192.168.1.111. Após isso “basta” acessar o iTunes no seu iGadget ou no PC para iniciar o Air Play. 

O caminho “Android” é bem mais simples. Basta ativar o Bluetooth da dock ,baixar o aplicativo LG Remote Bluetooth no seu dispositivo e realizar o pareamento.  A experiência é aprimorada com outro aplicativo: o Btremote 2. Com ele instalado podemos controlar o volume, mudar as funções de reprodução e modos de equalização.

Considerações finais

A LG ND8520 pode não agradar os audiófilos, mas ela não vai  fazer feio na sala da sua casa. Caso você não se importe em gastar bons minutos configurando o Air Play, a dock é uma ótima opção que alia design inovador com som satisfatório.

Ficha técnica

Potência80 W RMS
EntradasP2, USB
Reprodução sem fioWi-Fi (AirPlay), Bluetooth
CompatibilidadeiPod, iPhone e iPad (30 pinos)
Peso5,8 kg

Avaliação técnica

PrósAirPlay e Bluetooth, encaixe para iPads, permite o uso de smartphones e tablets como controle remoto.
ContrasNão reconhece HD externo fotmtado em NTFS, operação pelo painel não é das mais práticas, não vem com adaptadores para iGadgets com conector Lightning.
ConclusãoMesmo com design irreverente, a dock não apresentou uma qualidade de som excelente e o principal atrativo, a reprodução sem fios, não é tão simples e fácil de se configurar.
Áudio7,5
Compatibilidade8,6
Recursos7,7
Conexões e controles8,8
Design7,3
Média7.9
PreçoR$ 1.499
Acompanhe tudo sobre:Dispositivos de SomDocksLG

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame