Tecnologia

JVC HA-S400

O fone de ouvido JVC HA-S400-W vem da linha de baixo custo da JVC e é um dos poucos desta categoria a contar com nanotubos de carbono no diafragma do acessório para criar sons com efeito termoacústico. Na prática eles saem da caixa já com um som de qualidade. O reforço maior, ou a equalização, […]

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2014 às 21h20.

logo-infolab

O fone de ouvido JVC HA-S400-W vem da linha de baixo custo da JVC e é um dos poucos desta categoria a contar com nanotubos de carbono no diafragma do acessório para criar sons com efeito termoacústico. Na prática eles saem da caixa já com um som de qualidade. O reforço maior, ou a equalização, parece estar nos graves e médios — que são a frequências de maior destaque neste produto.

[Conheça o método do INFOlab]

Design

A construção do fone de ouvido, apesar de ser em plástico sem muito refinamento, traz praticidade ao uso diário. Como há diversas articulações em sua estrutura, o modelo pode ser dobrado em três formatos: plano, plano e compacto e simplesmente compacto. Isso ajuda especialmente quem costuma levar o fone de ouvido na mochila ou na bolsa.

A concha se move sobre o eixo horizontal para dentro e para fora. Acima dela há uma dobradiça capaz de mover quase 180 graus para dentro. Um eixo móvel na vertical faz ele girar 90 graus. Uma terceira articulação no centro da alça faz ele ficar de tamanho reduzido para transporte.

O cabo do JVC HA-S400 por outro lado é fixo, não oferecendo a troca fácil desse componente caso o original sofra algum dano ou se o consumidor quiser um fio maior do que o que vem no produto — que tem 1,2m.

O conector é padrão P2, banhado a ouro. A alça tem um estofamento rígido (espuma vinílica acetinada) que se desprende com certa facilidade. A espuma das conchas, apesar de confortáveis, aparentam ser frágeis. O isolamento sonoro existe, mas não é muito bom, fazendo com que o usuário tenha que aumentar o volume da música se estiver andando na rua, por exemplo, o que prejudica a audição. O uso prolongado é confortável durante poucas horas, como acontece com a grande maioria dos fones.

Um ponto de design curioso é que ele vem com inscrições em braile nas alças para identificar o lado correto (direito ou esquerdo).

Som

Apesar de ter nanotubos para criar uma boa experiência sonora, esse fone não é recomendado para profissionais de áudio que precisam ouvir todas as frequências sonoras igualmente. Especialmente os sons agudos não têm muito destaque. Por outro lado, sons graves e médios oferecem boa qualidade para um produto de entrada. Parece que a fabricante se esforçou para atender o público que ouve músicas pesadas, seja heavy metal ou eletrônico.

A resposta de frequência vai de 10Hz a 24 mil Hz. Essa amplitude chega a ser maior do que a captada pelo ouvido humano, que é entre 20Hz e 20 mil Hz (veja um exemplo aqui). Com isso, nenhuma frequência sonora deixará de ser ouvida por incapacidade de reprodução do fone. Contudo, os graves e médios terão mais destaques, enquanto os agudos ficam em segundo plano.

Vale a pena?

Apesar do JVC HA-S400 ser vendido no Brasil com um preço muito superior aos 25 dólares pelos quais é vendido nos Estados Unidos, o fone de ouvido tem boa qualidade geral e oferece conforto ao usuário. Pode-se até mesmo dizer que o preço dele é atraente, tendo em vista seus concorrentes. O acessório interessante para quem gostar do design e precisar de produto portátil para o dia a dia.

Ficha técnica

Resposta de frequência (Hz):10 a 24 mil
Sensibilidade104 dB/mW
Impedância36 ohms
Drives30mm
Peso307g
Distância máxima 1,2m (cabo)
ConexõesP2
Microfone embutidoNão
FormatoConcha (on-ear)

Avaliação técnica

PrósFaixa de resposta em frequência; corpo articulado; bom desempenho de graves e médios
ContrasNão tem controle remoto nem headset
ConclusãoFone de ouvido boa qualidade sonora e design que favorece a portabilidade. Entretanto, o custo-benefício precisa ser avaliado com cuidado
Áudio7.7
Conexão7.0
Design7.5
Redução de ruído e isolamento6.5
Média7.4
PreçoR$150
Acompanhe tudo sobre:Fones de OuvidoInfolabJVCReviewsReviews INFO

Mais de Tecnologia

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Mais na Exame