Invenção genial pode tornar viagens aéreas menos tediosas

O Airhook é um dispositivo simples e engenhoso que facilita o uso de smartphones e tablets em aviões. Arrecadou 72 mil dólares no Kickstarter
Airhook: o dispositivo é simples e deverá ser vendido por 30 dólares (Divulgação)
Airhook: o dispositivo é simples e deverá ser vendido por 30 dólares (Divulgação)
Por Maurício GregoPublicado em 01/08/2015 15:08 | Última atualização em 01/08/2015 15:08Tempo de Leitura: 2 min de leitura

São Paulo -- Dê uma volta pelo corredor de um avião em voo e você vai ver muitos passageiros vendo filmes ou lendo num tablet ou smartphone. Mas achar uma posição confortável para isso não é fácil. O Airhook é um dispositivo simples que traz uma solução para esse problema.

O Airhook nasceu da experiência de seu criador, o americano Craig Rabin. Numa viagem de Seattle a San Francisco, ele sentiu dificuldade para achar um lugar apropriado para o tablet enquanto carregava um casaco no colo para não amassá-lo no bagageiro.

Rabin observa que, mesmo quando se usa a mesinha para apoiar o tablet ou smartphone, a tela fica muito baixa em relação aos olhos. Depois de algum tempo olhando para o dispositivo, o pescoço pode até ficar dolorido.

Para resolver o problema, Rabin projetou um suporte plástico muito simples que pode ser preso acima da mesinha quando ela está fechada. 

O suporte mantém firme o tablet ou smartphone, e também inclui um porta-copos. Uma dobradiça permite ajustar a posição da tela quando o banco à frente é reclinado.

Numa impressora 3D, Rabin fez sucessivos protótipos até chegar a um desenho que funcionasse bem. Lançou, então, o projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter. O objetivo era arrecadar 15 mil dólares para fabricar o primeiro lote. Conseguiu 72 mil dólares.

As primeiras pessoas que contribuíram para o projeto no Kickstarter puderam adquirir um Airhook por 15 dólares. Quando estiver disponível comercialmente, o dispositivo deverá custar 30 dólares. É um típico produto que pode fazer sucesso em lojinhas de aeroportos.

Neste vídeo (em inglês), Rabin conta sua história e apresenta o Airhook.

https://youtube.com/watch?v=M7BgAzjXMsk%3Frel%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0