Tecnologia

Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista começam hoje

Prêmios individuais variam de acordo com a categoria de ensino e vão de computadores a prêmio em dinheiro


	Alimentação e Nutrição: assunto é tema da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientistas
 (Getty Images)

Alimentação e Nutrição: assunto é tema da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientistas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 13h34.

Brasília - Com o tema Segurança Alimentar e Nutricional, a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientistas abre hoje (11) as inscrições para estudantes do ensino médio, superior, mestres e doutores que queiram criar soluções inovadoras para o setor de alimentos e concorrer a prêmios. As inscrições vão até o dia 19 de dezembro e devem ser feitas no site www.jovemcientista.cnpq.br.

A escolha do tema tem como objetivo estimular os participantes a pensar soluções para aumentar a qualidade da dieta da população em pesquisa sobre uso de recursos dietéticos na prevenção e tratamento de doenças; inovações em política de segurança alimentar para a merenda escolar; redução do desperdício de alimentos; soluções para a desnutrição e a obesidade; produção de alimentos orgânicos; e formas de produzir alimentos sem degradar o meio ambiente, entre outras.

As linhas de pesquisa envolvem também soluções para a cadeia de produção e conservação dos alimentos. Entre as áreas de conhecimento relacionadas ao tema estão agronomia, nutrição, medicina, engenharia de alimentos, farmácia e bioquímica.

Os prêmios individuais do Jovem Cientista variam de acordo com a categoria de ensino e vão de computadores a prêmio em dinheiro. No mérito institucional, serão pagos R$ 35 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos. O pesquisador que for indicado para a menção honrosa receberá R$ 35 mil.

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 e é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau. Na edição passada, o prêmio bateu recorde de inscrições, com 3.226 trabalhos.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoEnsino médioEnsino superiorTrigo

Mais de Tecnologia

Gree projeta crescimento de 15% no Brasil em 2025 e reafirma compromisso com o mercado nacional

Comissão Europeia investiga se TikTok deixou de evitar interferência em eleição na Romênia

TikTok pede que Suprema Corte dos EUA suspenda lei que condiciona sua operação no país

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024