Tecnologia
Acompanhe:

Google homenageia fundador da Intel

Empresa criou um doodle para o físico Robert Norton Noyce, criador do microchip e que completaria 84 anos hoje

 (EXAME.com)

(EXAME.com)

V
Vinicius Aguiari

Publicado em 12 de dezembro de 2011, 08h24.

São Paulo - O doodle, como é conhecido o logo do Google exibido em sua página de buscas, homenageia, hoje, o físico americano Robert Norton Noyce, criador do microchip. Se estivesse vivo, Noyce completaria 84 anos.

Nascido em 1927, no Estado de Iowa, Noyce se formou pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1953, onde desenvolveu interesse pela física. Seu raciocínio era considerado tão veloz que ele ganhou o apelido de “Rapid Robert”.

Após trabalhar em algumas empresas, Noyce iniciou suas pesquisas no Shockley Semiconductor Laboratory, em Mountain View, na Califórnia, em 1956.

Um ano depois, ele criou sua primeira empresa, a Fairchild Semiconductor. Em 1959, Noyce registrou a patente de um “dispositivo semicondutor com estrutura de chumbo”, que viria a ser o primeiro microchip. Em 1968, ele cofundou a Intel, hoje sinônimo de microchips, ao lado de Goordon E. Moore.

Após receber uma série de honras do governo americano pela sua contribuição ao desenvolvimento do país, Noyce faleceu aos 62 anos, em 1990. Em 1991, sua família criou a Noyce Foundation, que promove o ensino de matemática e ciências para crianças. Entre outros empresários, Noyce era conhecido como o “prefeito do Vale do Silício”.