Google diz que existem mais de 129 milhões de livros no mundo

São Paulo - Você sabe quantos livros existem no mundo hoje? O Google sabe. O "Inside Google Books", blog que relata os bastidores da ferramenta de livros do Google, revelou nesta sexta-feira (6) que exatos 129.864.880 livros estão disponíveis ao redor do globo.

O Google Books recebe informações sobre os registros de livros para organizá-los e consolidar um banco de dados digital, com identificação de todos os livros do mundo. Segundo o blog, os cálculos para chegar ao total de publicações foram um passo natural na missão de digitalizar todos os livros já publicados.

Para conseguir o resultado, o Google explicou o processo que envolveu diversas etapas. A companhia usou informações de mais de 150 fontes, incluindo livrarias, a WorldCat, catálogos nacionais e provedores comerciais. Depois, foram eliminados os resultados duplicados e os considerados não-válidos pela equipe da companhia de buscas, como microformas, mapas, gravações de áudio, vídeos, mapas, entre outros (veja a explicação, em inglês).

O resultado, no entanto, não é definitivo. "Existem 129,864,880 livros. Pelo menos até domingo", descreveu o Google.

Leia mais sobre o Google

Siga as últimas notícias de Negócios no Twitter

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.