Google coloca cores da bandeira gay em doodle comemorativo

Os internautas vão encontrar a imagem de uma bandeira gay com seis esportes de inverno: o esqui, curling, hóquei, boblesd, patinação
 (Reprodução)
(Reprodução)
A
André Fernandes

Publicado em 07/02/2014 às 07:15.

Última atualização em 08/02/2018 às 19:00.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, começam oficialmente nesta sexta-feira (7) e para marcar o início do evento, o Google resolveu criar um Doodle homenageando o evento esportivo.

Ao entrar na página do buscador os internautas vão encontrar a imagem de uma bandeira gay com seis esportes de inverno: o esqui, curling, hóquei, boblesd, patinação no gelo e snowboard. Com isso o Google faz uma dura critica ao governo russo que proíbe os espectadores e atletas de realizarem qualquer promoção dos direitos homossexuais no país.

O gigante de buscas não apenas fez referências à bandeira como emitiu um trecho da “Carta Olímpica” que ressalta a prática entre todos, sem discriminação.

“A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play”, diz o texto.

Polêmica na Rússia – A Rússia vem sendo muito criticada recentemente pela aprovação de várias leis contra a propaganda homossexual e a adoção de crianças por parte de casais do mesmo sexo. O prefeito de Sochi disse que a homossexualidade não é aceita na região do Cáucaso (cidade dos jogos olímpicos), mas que os visitantes gays são bem-vindos aos Jogos de Sochi se respeitarem as leis.