Google Analytics já informa audiência na web em tempo real

Anunciado há um mês, o recurso de informação de audiência em tempo real do Google Analytics ainda está em fase beta, mas já funciona

São Paulo — Quando anunciou um pacote de novidades no seu serviço Analytics, há cerca e um mês, o Google deu uma boa notícia a empresas em busca de uma boa ferramenta para medir a audiência instantânea de seus sites na web. O Analytics passou a medir o número de visitantes em tempo real, uma função que ainda está em fase de testes mas já pode ser usada.

Embora haja outras ferramentas com recursos mais avançados para a medição de audiência na internet, o Google Analytics mantém ampla liderança nessa área. Dados da empresa especializada Cardinal Path indicam que ele é usado por 45% das 500 maiores corporações dos Estados Unidos. Entre os sites de varejo, sua participação é de 64%.

Naturalmente, o fato de o Google Analytics ser gratuito – ao menos para sites com até 5 milhões de visitas por mês – é um atrativo. Além disso, ele é uma opção natural para quem faz campanhas publicitárias por meio do sistema de anúncios do Google. Mas Stéphane Hamel, especialista da Cardinal Path, diz a principal razão para o sucesso é que ele funciona bem.

“É veloz, simples, flexível, confiável e complementado por um amplo ecossistema de conhecimentos, serviços e ferramentas auxiliares”, escreveu ele no blog da empresa. Sem a medição instantânea, porém, o Analytics não atendia a sites que publicam informações em tempo real. O serviço fornecia dados com horas de atraso, que não serviam como base para ações imediatas.

Agora, é possível conferir quantas pessoas estão visualizando cada página em cada instante. O serviço também informa de onde vêm os visitantes. Ele lista, por exemplo, quantos chegaram até o site depois de clicar num anúncio ou passar por uma rede social ou um buscador. Ele ainda aponta, num mapa, onde as pessoas estão.

O acesso à medição em tempo real tem sido liberado de forma gradual aos usuários junto com a nova versão do Google Analytics. Quem ainda não tem acesso a essa nova versão pode fazer um cadastro no site do Google para obtê-la. Os recursos do Google Analytics antigo, como relatórios de audiência em períodos específicos, continuam disponíveis.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.