Tecnologia

Facebook bloqueia acesso do Ping, da Apple

Função que permitia a usuários do Ping conectar-se a conta do Facebook foi desativada pouco após o lançamento da rede da Apple

Steve Jobs apresenta sua rede social: Ping (.)

Steve Jobs apresenta sua rede social: Ping (.)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2010 às 14h35.

São Paulo - No evento em que anunciou o lançamento da rede social Ping na última quarta-feira (1º), o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, destacou um recurso que permitia aos usuários da plataforma encontraram amigos com quem tinham conexão no Facebook. A função chegou a ser disponibilizada na liberação do Ping, mas acabou desaparecendo pouco tempo depois.

A jornalista Kara Swisher, do blog All Things Digital, do The Wall Street Journal, descobriu o motivo: o Facebook bloqueou o acesso do Ping ao Facebook Connect, recurso que permite a aplicativos externos acessarem dados da rede social. "Normalmente este API [Facebook Connect] é aberto e não requer permissão, a menos que algum serviço queira acessá-lo muitas vezes", explica Swisher. "Neste caso, o Facebook precisa de um acordo principalmente para proteger os dados de usuários do Facebook e, obviamente, o impacto na infraestrutura".

O Ping começa com uma base de 160 milhões de usuários que já tem conta no iTunes, o que significaria um potencial muito grande de impacto no Facebook. Ao blog, fontes disseram que a Apple e o Facebook chegaram a negociar a integração dos serviços, mas não chegaram a um acordo. A Apple insistiu em manter o acesso ao API do Facebook no lançamento do Ping, mas, como houve violação nos termos de serviço, a rede de Mark Zuckerberg fez o bloqueio. Swisher diz que as duas empresas seguem em negociação.

Leia outras notícias sobre a Apple ou sobre o Facebook

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Alexa, da Amazon, pode subir preço em versão mais inteligente para competir com ChatGPT

CEO da Nvidia ganha US$ 7,6 bilhões em um só dia

Muito tempo no celular? Veja dicas para diminuir seu tempo de tela

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

Mais na Exame