Tecnologia
Acompanhe:

Este mapa interativo mostra ônibus e trens do mundo todo se movendo em tempo real

Chamada de TRAVIC, a curiosa ferramenta usa as bases de dados de mais de 200 empresas de transporte público pelo mundo

 (Reprodução)

(Reprodução)

G
Gustavo Gusmão

16 de maio de 2015, 15h11

Quer saber se seu ônibus está chegando? Um mapa dos mais complexos desenvolvido pela empresa de TI alemã geOps, em parceria com a Universidade de Freiburg, talvez ajude.

Chamada de TRAVIC (sigla para Transit Visualization Client, ou cliente de visualização de trânsito em tradução livre), a curiosa ferramenta tenta mostrar em tempo real a posição e a movimentação não só de ônibus, mas também de trens e metrôs pelo mundo.

Ela utiliza, para isso, informações fornecidas por mais de 200 empresas de transporte público, incluindo a CPTM, o Metrô e a SPTrans. As fontes não são exatamente precisas – algumas não fornecem dados em tempo real –, mas o TRAVIC tenta contornar o problema exibindo os pontos com base nos horários programados, também obtidos nos bancos de dados.

O resultado, portanto, nem sempre é exato, mas o mapa compensa no visual e na riqueza de dados. Ele consegue exibir simultaneamente todos os veículos registrados, mesmo que as informações venham de fontes diferentes. Além disso, um clique no ônibus ou trem desejado ainda exibe a rota que ele realiza e os horários estimados de chegada em cada local.

Se quiser passear pelo mapa, o endereço é este aqui. Dê um clique em All Feeds na barra preta superior para visualizar o mundo todo, e a partir ir para outros países.