Cientistas testam avião que recarrega baterias durante o voo

Com um motor elétrico e outro movido à gasolina, avião é fruto de parceria entre universidade de Cambridge e Boeing

São Paulo - Engenheiros britânicos testaram com sucesso um novo tipo de avião. Com um motor movido à gasolina e outro à eletricidade, a aeronave consegue recarregar suas baterias durante o voo.

O veículo funciona de modo simples. Na decolagem, seus dois motores entram em ação. Quando atinge uma altura adequada, o avião desativa o motor elétrico.

A partir de então, parte da energia gerada pelo motor movido à gasolina é usada para recarregar as 16 baterias de lítio que ficam dentro das asas da aeronave e alimentam o motor elétrico.

De acordo com os pesquisadores, a inovação gera um gasto de combustível 30% menor do que o registrado pelos aviões comuns.

Teste

Com espaço para um passageiro, o avião híbrido ultrapassou a marca dos 450 metros de altura nos testes realizados no aeródromo de Sywell - localizado nas proximidades da cidade inglesa de Northampton.

A aeronave foi criada por cientistas do Departamento de Engenharia da universidade britânica de Cambridge. Seu projeto é fruto de uma parceria da instituição com a fabricante de aeronaves americana Boeing.

"Estamos aprendendo mais a cada dia sobre a viabilidade dessa tecnologia e sobre como ela pode ser usada no futuro", afirmou o representante da Boeing Marty Bradley em texto sobre o tema publicado pela universidade de Cambridge.

A seguir, veja o vídeo sobre o avião híbrido (está em inglês):

//www.youtube.com/embed/2xQU2oxXAhg

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.