Autoridades confirmam ataque de drones no Iêmen

Ação aérea com avião não tripulado matou, ao menos, 30 supostos militantes

Um ataque aéreo que teve como alvo supostos campos de treinamento de militantes da Al-Qaeda matou diversas pessoas neste domingo no Iêmen, segundo confirmou o Comitê Supremo de Segurança do país. Mais cedo, um chefe tribal afirmou que o ataque de drone (avião não tripulado) no sul do Iêmen matou pelo menos 30 supostos militantes.

O Comitê, que inclui os ministros de Defesa e do Interior, além do chefe de inteligência do país, informou que p ataque atingiu as montanhas de Mahfad, entre as províncias de Abyan e Shabwa. Na declaração, não foi informada a autoria dos ataques, mas os Estados Unidos promovem ataques regulares de drones no Iêmen contra a filial local da Al-Qaeda, a qual os EUA consideram a mais ativa do mundo.

A agência oficial SABA citou um oficial que não se identificou dizendo que foram mortos estrangeiros e supostos líderes da Al-Qaeda.

Este é o segundo ataque desde sábado, quando um suposto drone norte-americano atuou na província de Baida matando 10 supostos militantes da Al-Qaeda e três civis, embora informações iniciais tenham dado conta de que eram 15 militantes mortos Há informações conflitantes, porém. O Comitê Supremo afirmou, porém, que o ataque de sábado foi promovido por autoridades do Iêmen.

Segundo uma instituição não-partidária, a New America Foundation, os Estados Unidos realizaram mais de 100 ataques de drones no Iêmen desde 2002. Não houve nenhum comentário imediato dos EUA sobre o ataque deste domingo. Os norte-americanos reconhecem ataques de drone organizados por seus militares, mas tipicamente não informam sobre operações feitas pela CIA. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.