Tecnologia
Acompanhe:

Amethyst iBlock M1

Quem cresceu nos anos 1980 ou 1990 provavelmente brincou ou ao menos conhece os blocos montáveis da Lego. A caixa de som Amethyst iBlock M1 tem um design que lembra exatamente isso e ainda oferece uma boa experiência sonora. O acessório pode se conectar a um smartphone por cabo P2 ou por Bluetooth. Áudio A […]

D
Da Redação

16 de abril de 2014, 21h22

logo-infolab

Quem cresceu nos anos 1980 ou 1990 provavelmente brincou ou ao menos conhece os blocos montáveis da Lego. A caixa de som Amethyst iBlock M1 tem um design que lembra exatamente isso e ainda oferece uma boa experiência sonora. O acessório pode se conectar a um smartphone por cabo P2 ou por Bluetooth.

Áudio

A resposta de frequência se manteve na mesma da faixa da apresentada pela Pebbles JBL, variando de 70 a 20 000 Hz. A qualidade de áudio geral é boa, especialmente quando a conexão acontece via cabo. Nesse caso, as frequências graves se destacam, graças ao subwoofer que a caixa tem, mas as agudas não apresentam muito brilho e as médias ficam com uma sonoridade aceitável. Entretanto, em um volume relativamente baixo, especialmente os sons agudos ficam mais apagados. Além disso, há uma pequena distorção no som quando o volume está no máximo. Vale notar que é possível encontrar uma qualidade melhor de frequências graves na JBL PlayUp que é vendida na mesma faixa de preço.

Já com a conexão Bluetooth a experiência de uso é similar, mas, nos testes do INFOlab, foi necessário reiniciar o acessório para que o pareamento com o celular fosse restabelecido — no caso de uma interrupção na conexão.

Usabilidade

A Amethyst iBlock M1 é versátil em mais um sentido, além da conectividade: ela possui uma bateria de lítio de 2.000 mAh. Com isso, é possível usar o gadget em ambientes externos. A autonomia de bateria marcou uma boa média: 5h13 com conexão Bluetooth e 8h45 com cabo P2.

Com relação à conexão sem fio, a sincronização aconteceu sem problemas, de forma muito rápida. Foi necessário somente clicar no botão de pareamento e depois esperar alguns segundos. Não é necessário usar uma senha para realizar o pareamento. Contudo, o alcance da conexão não foi tão bom, começaram a surgir falhas na reprodução em uma distância de 5 metros sem barreiras. Com a conexão P2 a integração dos aparelhos é ainda mais simples, já que precisamos apenas conectar os cabos na origem do som e a outra ponta na caixa, apertar o botão de play e ouvir.

Como a maioria dos aparelhos deste tipo, após realizarmos a sincronização com o smartphone, é possível usar a função de viva-voz para chamadas telefônicas. Isso acontece porque há um microfone embutido na caixa de som. Para atender ligações, basta apertar o botão identificado como “phone”.

Design

O acessório é emborrachado e está disponível nas cores preta, branca e vermelha. Os botões da Amethyst iBlock M1 ficam integrados ao design: eles são pequenos blocos na parte superior, local que mais lembra o formato de um bloco de Lego. Encontramos na parte de baixo três parafusos que lacram o acesso à bateria. A traseira do produto contém uma entrada USB, uma entrada P2, um botão para ligar/desligar e conexão para recarregar, além de um LED que orienta o usuário em cada função do aparelho.

Considerações Finais

O preço da Amethyst iBlock M1, contudo, não é o que se pode chamar de acessível. Entretanto, o acessório é versátil, podendo ser usado em ambientes internos e externos, devido à sua boa autonomia de bateria. Além disso, seu design nostálgico pode tornar a caixa de som um bom artigo decorativo para a sua casa.

Ficha técnica

Potência total (W / RMS) (1,5 x 2) + (3,5 x 1)
Padrão Estéreo
Resposta de frequência (Hz) 70 - 20 000
Bateria Lítio-ion 2000 mAh, duração: 313 min (modo bluetooth) e 525 min (modo P2)
Dimensões (L x A x P, cm) 25 x 10,2 x 6,6
Peso 1074g
Conexões Bluetooth e P2

Avaliação técnica

Prós Design criativo, boa duração de bateria e reproduz áudio por Bluetooth
Contras Há uma pequena distorção no volume máximo
Conclusão Aparelho com boa qualidade sonora que também pode ser usado como artigo de decoração
Áudio 7,3
Usabilidade 8,5
Design 7,8
Conexões 8,3
Média 7.7
Preço R$ 599