Tecnologia

12 fatos curiosos sobre Don Mattrick, o novo CEO da Zynga

Don Mattrick, que está deixando Microsoft para dirigir a Zynga, ficou milionário aos 17 anos, tem uma dúzia de Ferraris e vai ao trabalho num jatinho


	Don Mattrick em 2012: o executivo é visto como o principal responsável pelo sucesso do Xbox
 (Kevork Djansezian / Getty Images)

Don Mattrick em 2012: o executivo é visto como o principal responsável pelo sucesso do Xbox (Kevork Djansezian / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 2 de julho de 2013 às 18h56.

São Paulo — A notícia de que Don Mattrick, antes responsável pela divisão Xbox na Microsoft, vai dirigir a produtora de jogos Zynga foi um tanto surpreendente. A Microsoft parecia estar despreparada para a saída dele. Tanto que suas funções foram assumidas interinamente pelo CEO Steve Ballmer.

Já na Zynga, que enfrenta sérias dificuldades, Mattrick vem sendo visto como o homem que pode salvar a companhia da ruína. Ontem, depois que circulou a notícia da mudança, a cotação das ações da empresa subiu expressivamente, mostrando que o mercado tem grandes expectativas sobre ele.

O site Fast Company fez um excelente perfil de Mattrick, assinado pela jornalista Nicole Laporte. Veja 12 coisas curiosas que ela diz sobre o executivo:

  1. Ele mora na maior mansão da província canadense da Colúmbia Britânica, avaliada em 27 milhões de dólares.
     
  2. A mansão tem uma garagem para dez carros lotada de Ferraris, Lamborghinis e Lotus. Numa entrevista, ele deu a entender que tem uma dúzia de Ferraris.
     
  3. Mattrick é amigo de Steven Spielberg e George Lucas, entre outros figurões do cinema americano, e costuma se vangloriar disso.
     
  4. Sua esposa é herdeira de um grande conglomerado canadense de empresas de comunicações.
     
  5. Na Microsoft, seu escritório ficava em Vancouver, no Canadá, numa unidade da divisão Microsoft Studios, que desenvolve games.
     
  6. Quando ia à sede da empresa, no estado americano de Washington, Mattrick usava um jatinho particular.
     
  7. Ele criou seu primeiro game quando tinha 17 anos. Vendeu-o por 1 milhão de dólares.
     
  8. Antes da Microsoft, Mattrick trabalhou na EA, onde liderou o desenvolvimento de jogos de sucesso como The Sims e FIFA.
     
  9. Ele transformou o Xbox, um produto que dava prejuízo à Microsoft, no console para jogos mais vendido no mundo e num negócio lucrativo.
     
  10. Uma de suas estratégias para valorizar o Xbox foi ir além dos jogos. Ele fechou acordos com empresas como Netflix, Hulu, ESPN e YouTube para levar o conteúdo delas ao console.
     
  11. Atribui-se a ele ter levado o sensor Kinect do laboratório ao sucesso comercial.
     
  12. Mattrick é descrito como um chefe durão e impaciente, que inspira medo em seus subordinados.
Acompanhe tudo sobre:BrinquedosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaKinectMicrosoftTecnologia da informaçãoXboxZynga

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame