Visão ampliada

O tipo de armação que melhor se adapta a cada formato de rosto
 (Leandro Fonseca/Exame)
(Leandro Fonseca/Exame)
D
Daniel Salles

Publicado em 02/05/2022 às 10:00.

Última atualização em 02/05/2022 às 12:39.

Grau de coerência

Escolher o tipo de armação dos óculos de grau é uma tarefa que não combina com pressa. Uma escolha às pressas pode comprometer seu visual por meses e meses — até sua próxima visita ao oftalmologista. Procura um tom mais sério? Aposte em modelos com cores sóbrias, como marinho, preto e versões tartaruga. Armações transparentes, lisas ou com hastes combinam com ambientes de trabalho mais descontraídos. Outra dica é apostar em modelos que misturem vários materiais, como metal e acetato. Tem uma queda por óculos bem chamativos? Compre vários, assim nem você nem todos ao seu redor vão se cansar de sua nova aquisição. 

(Arte/Exame)


Formatos alinhados

Não basta comprar os óculos com a armação de sua preferência. É conveniente antes avaliar se o formato da peça vai bem com o de seu rosto. A combinação costuma ser feita por harmonia ou por contraponto. Quem tem o rosto mais arredondado pode ficar melhor com armações quadradas e retangulares, pelo contraste. Rostos ovais são os mais versáteis de todos: comportam os mais variados tipos de óculos, grandes e pequenos, redondos e quadrados. Aqueles com rostos mais quadrados podem apostar em modelos arredondados e com hastes que não destaquem as têmporas. E rostos mais triangulares, que afinam no queixo, pedem peças discretas, não muito robustas —  formatos redondos e ovais são os mais indicados. Óculos mais delicados, com armação de metal, estão em alta, mesmo com formatos grandes e quadrados. Novamente, mais do que regras, essas são recomendações que podem ser quebradas de acordo com a criatividade e a segurança de cada um.


(Divulgação/Divulgação)


Visão de CEO

Uma seleção de óculos do grupo Marchon Eyewear para diferentes perfis de executivos  

(Divulgação/Divulgação)

Esportista radical

Nike 7145

A charneira flutuante e a base leve imprimem um ar moderno ao visual. Os tons de cinza
e os detalhes em amareloneon quebram a monotonia.

Nike Show X3 Elite L

As lentes, sem emendas, oferecem uma linha de visão ininterrupta e ventilação à prova de embaçamento. E este modelo ainda diminui a luz brilhante.


(Divulgação/Divulgação)

Esportista de fim de semana

Lacoste 2905

Com hastes retas, também está disponível na cor preta com detalhes nas laterais. É o caso do crocodilo que virou sinônimo da marca Lacoste. 

Lacoste 610SND

Da linha Active, tem lentes com um tom parecido com o das hastes, retilíneas, na cor chamada de “verde Lacoste” 


(Divulgação/Divulgação)

Discreto

Zeiss 22102

O titânio responde pela leveza e pelo conforto do acessório e ainda pela grande resistência aos impactos. A armação retangular é sinônimo de praticidade.

Zeiss 22107SP

Com formato aviador, tem hastes metálicas finas de titânio e lente polarizada, que facilita a prática de esportes ao ar livre. 


(Divulgação/Divulgação)

Ousado

Salvatore Ferragamo 2926

“Antiderrapantes”, as hastes finas e azuis impõem um toque jovial ao acessório, que não passa despercebido. 

Salvatore Ferragamo 1030S

A armação tem formato retangular que combina com detalhes metálicos, como o icônico logotipo da Salvatore Ferragamo. Vintage e moderno. 


(Divulgação/Divulgação)

Intelectual

Lanvin 2113

Disponível na cor preta com as hastes em prata, combina com qualquer visual. O formato oval confere um aspecto de “intelectual moderno”. 

Lanvin 610S

A armação, de acetato, sustenta lentes que garantem proteção completa contra os raios UV. Com aspecto retrô, é um dos campeões de vendas da Lanvin. 

Veja Também

Chill out
Revista Exame
Há 3 meses • 2 min de leitura

Chill out

Embarque imediato 
Revista Exame
Há 3 meses • 3 min de leitura

Embarque imediato 

Um pé na academia...
Revista Exame
Há 3 meses • 3 min de leitura

Um pé na academia...