O cartão visita está fora de moda no mundo dos negócios?

EXAME PME falou com consultores de etiqueta e empreendedores para saber se a prática ainda vale no mercado

São Paulo - Quase todo mundo costuma distribuir cartão de visita em encontros de negócios. Mas há cada vez mais empreendedores abolindo seu uso, sem falar naqueles que vivem esquecendo-os em casa.

Sem problemas — basta o interlocutor anotar os dados do contato no celular ou adicioná-lo ao LinkedIn. Será que o cartão de papel ficou demodê? Exame PME pediu a opinião de consultores de etiqueta e empreendedores, além de uma executiva do LinkedIn. Veja o que alguns deles disseram.

Claudia Matarazzo — consultora de etiqueta 

"O cartão de visita nunca estará fora de moda. Ele passa uma mensagem personalizada e,  muitas vezes, é mais eficiente do que um cartão digital. O celular pode até ser mais prático, mas o papel aproxima fisicamente  as pessoas."

Patrick Sigrist — empreendedor e sócio da iFood 

"Não uso cartão há mais de seis anos. É difícil encontrar alguém que recorra ao cartão de visita para localizar o telefone de alguém. É um desperdício de papel, uma vez que temos a tecnologia e as redes sociais a nosso favor."

Fernanda BrunSizian — gestora do LinkedIn

"Os funcionários do LinkedIn usam cartão de visita em reuniões e encontros de relacionamento. Anotar o e-mail do novo contato no celular ou adicionar a pessoa às redes sociais pode quebrar o ritmo da conversa."

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.