Exame Logo

O estoque diminuiu

O advogado e administrador mineiro Rodrigo Ferraz, de 42 anos, começou a trabalhar aos 22 numa corretora de valores de Belo Horizonte. Ele ficou entusiasmado com aqueles gráficos de preços que sobem e descem conforme o humor dos investidores. "Foi na corretora que me interessei mais por esse tipo de estatística", diz ele. Mais tarde, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O advogado e administrador mineiro Rodrigo Ferraz, de 42 anos, começou a trabalhar aos 22 numa corretora de valores de Belo Horizonte. Ele ficou entusiasmado com aqueles gráficos de preços que sobem e descem conforme o humor dos investidores. "Foi na corretora que me interessei mais por esse tipo de estatística", diz ele. Mais tarde, trabalhando na transportadora da família, criou vários índices com todo tipo de medição, como custo por quilômetro rodado e média de vida útil dos pneus. "Peguei essa mania de medir tudo", diz Ferraz.

Por isso, as pessoas mais próximas não estranharam muito quando ele passou a examinar minúcias em indicadores que implantara no restaurante Haus München -- uma das empresas de seu grupo, o AZ Empreendimentos, que reúne negócios de entretenimento na capital mineira. De um lado, Ferraz estudava o gráfico de vendas mensais de cervejas, a especialidade da casa. Do outro, o ranking das mais apreciadas -- obtido com uma ferramenta de enquete online na qual o freguês dá notas de 1 a 5 para quatro quesitos (aroma, sabor, cor e espuma). "Notei que algumas marcas bem avaliadas não apareciam entre as mais vendidas", diz ele. "Fui investigar."

Veja também

O problema estava na administração do estoque. Não admira -- o Haus München mantém cerca de 300 tipos de cerveja no cardápio. Com alguma frequência, Ferraz errava nas previsões e comprava muito de uma marca que terminava encalhando. O contrário também ocorria. "Algumas marcas são tão específicas e caras que é difícil concluir se a venda de, digamos, dez unidades por mês, é alta ou baixa", diz ele. "O ranking me ajuda a entender uma informação que, isolada, não tem significado para o empreendedor."

Certa vez, Ferraz notou que as garrafas da cerveja belga Duvel, vendida a 30 reais, vinham se acumulando. Ao mesmo tempo, aparecia muito bem avaliada no ranking. Ferraz supôs que ela estivesse apenas escondida em meio a outros itens no menu. A Duvel foi destacada e, no mês seguinte, suas vendas quintuplicaram -- foi preciso até pôr mais no estoque. "Sem o ranking, a decisão teria sido parar de comprá-la", diz Ferraz. Em cerca de um ano e meio, essa matemática ajudou a reduzir o custo do estoque em 20%. (H.V.)

AZ Empreendimentos, grupo de entretenimento, Belo Horizonte, MG
Faturamento: 25 milhões de reais(1)
Ferramenta: Enquete online
Uso comum nos negócios: Pesquisar a opinião do mercado
O que a AZ faz: Usa as votações dos clientes na logística dos estoques
Resultado: O custo do estoque caiu 20%
(1) Previsão para 2009

Acompanhe tudo sobre:[]
exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame