Empréstimo em casa
Ter uma cooperativa de crédito para os funcionários dentro de uma pequena ou média empresa pode ser uma alternativa em tempos de dinheiro escasso também para eles. Veja como funciona e o que fazer para formar uma: O que as cooperativas oferecem? Crédito a juro até 2,5% menor que o do mercado. Também podem receber […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Ter uma cooperativa de crédito para os funcionários dentro de uma pequena ou média empresa pode ser uma alternativa em tempos de dinheiro escasso também para eles. Veja como funciona e o que fazer para formar uma:
O que as cooperativas oferecem?
Crédito a juro até 2,5% menor que o do mercado. Também podem receber pagamentos, aplicações financeiras e depósitos à vista.
Quem pode participar?
Funcionários de uma empresa. Há também cooperativas para profissionais da mesma área ou grupos de pequenos e médios empresários.
Como é feita a adesão?
Pela aquisição de uma cota, com valor definido no estatuto. Pode-se cobrar mensalidades com desconto em folha, no caso de funcionários. O dinheiro é aplicado no mercado financeiro.
O que é feito com o lucro das aplicações?
Pode ser revertido para os próprios associados ou, então, ser utilizado para aumentar a oferta de crédito.
Como um empréstimo é pago?
Com o desconto máximo de 30% do salário. Os pagamentos podem também ser bimestrais ou acontecer no final de determinado prazo.
Como abrir uma?
Deve-se reunir um mínimo de 20 interessados, fazer um plano de negócios, um projeto de viabilidade econômica e submetê-los ao Banco Central. O processo leva até sete meses.