Comportamento modelo
INICIATIVA O que é: Iniciativa é provavelmente o mais conhecido propulsor do empreendedorismo. O empresário com iniciativa está sempre se antecipando e procurando oportunidades. Quando a ideia ainda está numa folha de papel, ou nem isso, e tudo parece improvável, ele é advertido pelos demais: "Não vai dar certo". Mesmo assim, dá o primeiro […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
INICIATIVA
O que é: Iniciativa é provavelmente o mais conhecido propulsor do empreendedorismo. O empresário com iniciativa está sempre se antecipando e procurando oportunidades. Quando a ideia ainda está numa folha de papel, ou nem isso, e tudo parece improvável, ele é advertido pelos demais: "Não vai dar certo". Mesmo assim, dá o primeiro passo.
Quando você não tem: O empreendedor sem iniciativa deixa passar oportunidades e está sempre agindo depois que os problemas já aconteceram. Abandona, no papel, muitas ideias que poderiam ser excelentes por achá-las de difícil execução. Empresas geridas por pessoas sem iniciativa parecem sempre velhas. Nelas, tudo é lento e chato.
Quando você tem demais: A principal consequência do excesso de iniciativa é o empreendedor imprimir à sua empresa um ritmo de crescimento muito mais rápido do que suas possibilidades de investimento -- e não ter estrutura para sustentar essa velocidade.
O ideal: O empreendedor que sabe dosar essa característica normalmente confronta suas últimas ideias com o que está escrito no planejamento estratégico e checa se elas se encaixam nos planos e objetivos. O empresário com iniciativa analisa diferentes cenários antes de ir em frente a fim de identificar os problemas e os desafios que possam surgir no novo caminho escolhido.