Acompanhe:

A melhor ferramenta para conseguir mais clientes hoje

Existe uma diversidade de maneiras e ferramentas para encontrar novos clientes ou contatos para a oferta de seus produtos ou serviços. Mas qual é a melhor?

Modo escuro

Continua após a publicidade
Homem pensa em ideias para ganhar dinheiro (Thinkstock/phototechno)

Homem pensa em ideias para ganhar dinheiro (Thinkstock/phototechno)

E
Editado por Mariana Desidério

Publicado em 18 de agosto de 2016 às, 15h00.

Dúvida do leitor: Como encontrar novos cientes para oferecer meus serviços? Há alguma ferramenta para encontrar contatos?

Respondido por Enio Klein, especialista em vendas

Existe uma diversidade de maneiras e ferramentas para encontrar novos clientes ou contatos para a oferta de seus produtos ou serviços. O desafio é descobrir qual ou quais as mais adequadas ao seu negócio, à sua necessidade ou ao seu momento.

Contudo, a forma hoje mais contundente e efetiva de se captar clientes é, sem dúvida, o uso das ferramentas conectadas ao nosso cotidiano e é claro, nosso acesso à internet: o marketing digital.

O uso da internet, mesmo em nosso país, já está consolidado. É difícil ver em nosso dia a dia, pelo menos nas grandes cidades, pessoas sem o seu celular com acesso à internet.

A tecnologia, ao permitir que empresas possam promover marcas, produtos e serviços usando esta plataforma, revolucionou a forma de se comunicar com o público tornando-a direta, personalizada e, o mais interessante, em momentos oportunos, em blogs, redes sociais ou somente navegando.

O que começou há alguns anos com empresas maiores, hoje está disseminado por empresas de qualquer tamanho. Comércio eletrônico, pequenos negócios, profissionais liberais e até blogueiros podem divulgar seus produtos, serviços ou mesmo aumentar a audiência em sites de forma econômica e prática.

Assim, não hesite em considerar utilizar esta forma de comunicação para trazer clientes ou encontrar o seu público. Apostar no marketing digital é tão inevitável quanto a certeza que você pode ter em encontrar a maioria de seu público onde ele está todos os dias: a internet.

Mas, para não ter mais problemas do que soluções, é bom conhecer melhor este novo ambiente. A primeira dica é que o fato de serem mídias fáceis, muitas até com autosserviço relativamente simples de serem usados, faz com que seja importante que você tenha uma estratégia definida. Não saia por aí gastando em anúncios, pois com certeza jogará seu dinheiro fora.

Não comece nada antes de ter um site funcional e bom, e antes de já ter trabalhado com e-mails. Comece por aí antes de se aventurar na comunicação com seus atuais e potenciais clientes nas redes sociais.

A segunda dica é, ao começar, dê a atenção devida ao assunto, se possível busque um profissional com alguma experiência nesta área. Ele o ajudará a definir o público adequado, entender o mercado e finalmente orientá-lo quanto à melhor forma de comunicar seu produto ou serviço.

Lembre-se que o sucesso no uso destas ferramentas é o equilíbrio entre estes fatores. Se o público não for o correto, não adianta ter o melhor anúncio ou o melhor produto porque a mensagem não chegará a quem precisa chegar.

Uma última dica é não inventar. Monte uma estratégia e comece devagar. Repita o que deu resultados positivos e abandone aquilo que não funciona. Ao contrário de outras mídias, aqui é a combinação entre objetividade, qualidade da comunicação e público certo que funciona, e não necessariamente as peças maravilhosas da propaganda convencional. Seu objetivo não é ganhar prêmios, mas sim clientes e negócios para sua empresa.

Enfim, o marketing digital responde bem à pergunta de onde encontrar seus clientes e que ferramentas você pode usar. Se você ainda não entrou nele, comece o mais rápido possível, pois está perdendo tempo e possivelmente clientes para sua concorrência.

Mas não se precipite. Conquiste seu espaço de forma consistente, coerente e um passo de cada vez. Com certeza terá sucesso!

Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP - Business School São Paulo.

Envie suas dúvidas sobre vendas para pme-exame@abril.com.br.

Últimas Notícias

Ver mais
Depois do "back to basics", CVC mira 2 mil lojas
Exame IN

Depois do "back to basics", CVC mira 2 mil lojas

Há 9 horas

MELHORES E MAIORES 2024: inscrições estão abertas
seloNegócios

MELHORES E MAIORES 2024: inscrições estão abertas

Há um dia

Pasta do Comércio da China se compromete a ajudar empresas e a impulsionar demanda doméstica
Economia

Pasta do Comércio da China se compromete a ajudar empresas e a impulsionar demanda doméstica

Há um dia

Elon Musk processa OpenAI e Sam Altman por relação com Microsoft
Exame IN

Elon Musk processa OpenAI e Sam Altman por relação com Microsoft

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais