8 palestras do TED com imigrantes que criaram empresas incríveis

Em tempos de intolerância, o TED fez uma lista com oito palestras de imigrantes que criaram negócios incríveis nos países onde decidiram viver.
 (Bill Pugliano/Getty Images)
(Bill Pugliano/Getty Images)
M
Mariana DesidérioPublicado em 16/10/2017 às 06:00.

São Paulo – Os imigrantes vivem com o desafio de se desenvolverem num país diferente, com uma cultura que não é a sua. E na maioria das vezes ainda precisam lidar com o preconceito e a sensação de não serem bem-vindos.

Em tempos de intolerância e hostilidades em relação aos imigrantes, o TED fez uma lista com oito palestras de imigrantes que criaram negócios incríveis nos países onde decidiram viver. Dentre os empreendedores citados estão ninguém menos que Elon Musk, criador da Tesla, e Sergey Brin, um dos fundadores do Google.

Veja abaixo as palestras inspiradoras desses empreendedores:

1 – Elon Musk

O homem por trás da Tesla e da SpaceX, que está tornando realidade projetos tão ambiciosos quanto o carro autônomo e o foguete reutilizável, é um imigrante. Elon Musk nasceu na África do Sul e viveu lá até os 17 anos quando se mudou para o Canadá. Aos 24, Musk fixou residência nos Estados Unidos, onde desenvolveu suas empresas.

2 – Manu Prakash

O cientista e inventor Manu Prakash é o homem por trás de uma invenção que deve revolucionar o diagnóstico de doenças em regiões com pouco acesso a equipamentos médicos. Trata-se de um microscópio de papel, tão fácil de montar quanto um origami. Nascido na Índia, Prakash atua hoje junto à universidade de Stanford nos Estados Unidos.

3 - Larry Page e Sergey Brin

Fundado em 1998, o Google também tem um imigrante entre seus criadores. Estamos falando de Sergey Prin, que nasceu na Rússia e criou o site de buscas junto com seu colega americano Larry Page.

4 - Rana El-Kaliouby

A empreendedora Rana El-Kaliouby trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia revolucionária: a leitura das expressões faciais, o que fará com que nossas emoções passem a fazer parte de nossa interação com a tecnologia. El-Kaliouby vive nos Estados Unidos, mas nasceu no Egito.

5 - Sayu Bhojwani

Sayu Bhojwani nasceu na Índia e cresceu em Belize. Hoje vive nos Estados Unidos e atua justamente para que os imigrantes tenham mais voz e participação na democracia americana. Ela é fundadora e CEO do The New American Leaders Project.

6 - Alexis Ohanian

Alexis Ohanian é o criador da rede social Reddit e, diferente dos outros nomes desta lista, nasceu e vive nos Estados Unidos. Ele foi incluído pelo TED porque sua mãe nasceu na Alemanha e seu pai é filho de imigrantes armênios.

7 – Tan Le

A empreendedora Tan Le nasceu no Vietnã e imigrou para a Austrália como refugiada. Hoje ela é co-fundadora da Emotiv, uma empresa de bioinformática que trabalha no desenvolvimento de dispositivos capazes de “ler” o nosso cérebro.

8 - Chris Anderson

O curador do TED também é um imigrante. Nascido numa vila no Paquistão, Chris Anderson depois se instalou na Inglaterra. O objetivo do TED é identificar e disseminar ideias que valem a pena.