Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Três aprendizados de empresas que crescem durante crises

Com o objetivo de reconhecer e dar luz aos negócios com melhor desempenho em 2021, a EXAME criou o Ranking Negócios em Expansão; veja como cadastrar a sua empresa

Modo escuro

É importante entender que, para aprender com as melhores, é preciso saber quem são (foto/Getty Images)

É importante entender que, para aprender com as melhores, é preciso saber quem são (foto/Getty Images)

T
Tales Ramos

Publicado em 24 de março de 2022, 18h00.

Última atualização em 29 de março de 2022, 10h11.

Desde 2020, o ecossistema empreendedor brasileiro teve bastante dificuldade de permanecer ativo. De acordo com a pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE, cerca de 716 mil empresas de pequeno e médio porte fecharam durante a pandemia.

O momento de crise que o país está vivendo afeta diversos negócios, mas existem aqueles empreendimentos que, apesar das dificuldades, conseguiram se adaptar aos cenários adversos e continuar crescendo neste período.

Quais são essas empresas e o que podemos aprender com elas? Com o objetivo de reconhecer e dar luz às pequenas e médias empresas que mais cresceram no último ano, a EXAME criou o Ranking Negócios em Expansão, publicação que vai avaliar e ranquear as empresas que tiveram os melhores desempenhos no último ano. Utilizando uma metodologia desenvolvida com suporte técnico da PwC Brasil, o ranking irá avaliar negócios de diversos setores e apontar as principais referências do mercado.

Participe do Ranking de maneira gratuita e seja uma das empresas que cresce constantemente na pandemia

Estas empresas podem ensinar muito, então, seguem algumas dicas para que seu negócio continue crescendo em momentos de crise:

Inscrever-se no Ranking Negócios em Expansão

Participe de premiações 

É importante entender que, para aprender com as melhores, é preciso saber quem são. Ao participar do ranking Negócios em Expansão, é possível ter acesso às principais referências e cases do mercado, podendo observar as principais atitudes que garantiram sua sobrevivência e crescimento.

Além disso, ter uma avaliação de sua PME através de uma metodologia desenvolvida por profissionais do mercado é uma oportunidade de trazer grandes aprendizados sobre a sua própria empresa, ajudando a direcionar e adaptar a estratégia do seu negócio para o futuro.

Faça parte do ranking de empresas que cresceram na pandemia e alcance grandes resultados

Fazer análises e diagnósticos constantes

O sucesso dessas empresas não se trata de sorte, e sim de um processo constante de adaptação que previne que grandes mudanças afetem de maneira profunda o negócio. Um ponto que garante o sucesso dessa adaptação rápida, é a velocidade em que esses empreendimentos fazem análises e diagnósticos do mercado e da organização.

Implementar ritos de revisar constantemente a situação em que a empresa está faz com que o time consiga identificar mudanças de paradigma de maneira ágil e planejar como lidar com estas situações com velocidade, impedindo que crises impactem negativamente o empreendimento.

Melhorar a produtividade do time

Para que estes ritos sejam implementados com excelência e para que o time consiga ter agilidade é preciso que ele seja capaz de executar com alta performance. Aumentar a produtividade da equipe é essencial para que a empresa como um todo seja capaz de resolver problemas e criar soluções mais rápidas e de mais eficientes.

É possível aumentar a produtividade do time com a implementação de ritos de gestão operacionais voltados para acompanhar a performance individual de cada membro, buscando excelência na divisão e entrega de atividades e no alcance de resultados no curto prazo. Algo que também pode ajudar é a implementação de plataformas centralizadas de gestão, que garantem uma visão completa da organização e de como as demandas estão alocadas.

Ranking Negócios em Expansão

As inscrições pro Ranking já estão abertas e devem ser feitas através deste link de maneira gratuita. Pode participar qualquer empresa privada com sede no Brasil e com receita líquida anual entre 2 e 300 milhões de reais. Confira a agenda do evento para não perder nenhuma etapa. E não deixe de participar. 

Participe do Ranking gratuito e seja referência de crescimento para os empresários de todo o Brasil.

Últimas Notícias

ver mais
Empreendedor Individual deve enviar declaração até dia 30 de junho; veja como fazer
seloPME

Empreendedor Individual deve enviar declaração até dia 30 de junho; veja como fazer

Há 11 meses
Além das salas de aula: 4 maneiras de aprender mais sobre empreendedorismo
seloPME

Além das salas de aula: 4 maneiras de aprender mais sobre empreendedorismo

Há 11 meses
Bolsonaro sanciona Pronampe; estimativa de crédito para MPEs é de R$ 50 bi
seloPME

Bolsonaro sanciona Pronampe; estimativa de crédito para MPEs é de R$ 50 bi

Há um ano
3 cases de inovação aberta - o que podemos aprender com eles?
seloPME

3 cases de inovação aberta - o que podemos aprender com eles?

Há um ano
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais