Vitol estaria perto de comprar negócio de petróleo do Grupo Noble

Segundo fontes, o grupo está perto de um acordo para comprar o negócio global de derivados líquidos de petróleo

Cingapura/Londres - O Grupo Vitol, maior trading de petróleo do mundo, está perto de um acordo para comprar o negócio global de derivados líquidos de petróleo do Grupo Noble, que analistas avaliaram em cerca de 1 bilhão de dólares, disseram três fontes familiarizadas com o tema nesta sexta-feira.

Já tendo ocupado o posto de maior operadora de commodities da Ásia, o Noble está cortando empregos e vendendo ativos, diminuindo drasticamente de tamanho para reduzir a dívida após dois anos de crise.

A companhia listada em Singapura está focando em seu negócio principal na Ásia, de operação de carvão. Em julho, a empresa concordou em vender seu negócio de gás e energia na América do Norte para a Mercuria.

Sediada em Hong Kong, a Noble sinalizou mais cedo neste mês que espera vender seu negócio de líquidos de petróleo até o fim de dezembro.

Mas uma das fontes disse que um anúncio do acordo da Vitol com a Noble poderia acontecer já na segunda-feira.

O Grupo Noble entrou em crise em fevereiro de 2015, quando a Iceberg Research acusou-a de supervalorizar seus ativos em bilhões de dólares-- alegações que a Noble nega. Esse cenário foi ainda mais prejudicado por conta de uma queda nas commodities na época.

A Vitol e uma porta-voz externa da companhia não quiseram comentar.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.