Vendas de videogames caem 8% em setembro, diz NPD

O Xbox 360, da Microsoft foi o único console a registrar crescimento de vendas em base anual

São Francisco, EUA - As vendas de videogames caíram 8 por cento em setembro, afirmou a consultoria NPD na quinta-feira, com o conteúdo digital continuando a abocanhar receita do segmento de jogos tradicional.

As vendas de software caíram 6 por cento, para 614 milhões de dólares, enquanto as de hardware perderam 19 por cento, para 383 milhões de dólares.

As vendas de acessórios subiram 13 por cento para 180 milhões de dólares, ajudadas pelo lançamento do novo joystick Move, para o PlayStation 3 da Sony.

O Xbox 360 da Microsoft foi o único console a registrar crescimento de vendas em base anual, impulsionado pelo lançamento de "Halo: Reach", exclusivo da plataforma.

"Halo" foi o game mais vendido no mês, com 3,3 milhões de unidades, não incluindo os que vieram já embutidos em consoles vendidos.

"Enquanto as vendas da indústria no varejo físico mostram uma queda ante o ano passado, é importante lembrar que há um volume crescente de conteúdo sendo vendido digitalmente, ou de outra forma, fora do canal de varejo tradicional", disse a analista da NPD. Anita Fazier, em comunicado.

Os dados mensais da NPD não cobrem produtos usados, vendas digitais ou outro tipo de canal online, que estão em rápido crescimento.

Muitos usuários pagam por conteúdo via download, ou por jogos online em redes sociais. O iPhone da Apple também se tornou uma grande plataforma de games, com os usuários comprando conteúdo através da App Store.

Leia mais notícias sobre games

Siga as notícias do site EXAME sobre Negócios no Twitter

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.