Vendas de veículos sobem 27% na passagem de abril para maio, mostra Anfavea

Cerca de 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foram vendidos nesse período
 (Sebastian Kahnert/picture alliance/Getty Images)
(Sebastian Kahnert/picture alliance/Getty Images)
E
Estadão ConteúdoPublicado em 07/06/2022 às 10:46.

No melhor resultado desde o início do ano, as vendas de veículos subiram 27% na passagem de abril para maio, chegando a 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O resultado, com leve queda de 0,9%, ficou próximo do total vendido no mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 7, pela Anfavea, a associação que representa as montadoras.

Com isso, o recuo das vendas no acumulado dos cinco primeiros meses do ano ficou em 17%, num total de 740 mil unidades.

Já na produção, As montadoras fecharam o mês passado com crescimento de 10,7% sobre abril, chegando a 205,9 mil veículos fabricados, o melhor resultado do ano. O setor segue reagindo apesar dos gargalos de produção, sendo a falta de componentes eletrônicos o principal deles.

Na comparação com maio de 2021, houve alta de 6,8% na produção de veículos, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Foi a primeira vez do ano em que a produção subiu no comparativo com 2021.

No acumulado do ano, período no qual 888,1 mil veículos foram montados no Brasil, o setor seguiu no vermelho, com queda de 9 5% contra os cinco primeiros meses de 2021.

fonte: Estadão Conteudo