Vale estuda oferta de US$ 25 bi por fabricante de fertilizantes dos EUA

Especulações sobre aquisição da Mosaic derrubam ações da empresa
 (EXAME.com)
(EXAME.com)
Por Da RedaçãoPublicado em 03/07/2012 17:56 | Última atualização em 03/07/2012 17:56Tempo de Leitura: 2 min de leitura

A Vale pode comprar a Mosaic, segunda maior fabricante de fertilizante dos Estados Unidos, por 25 bilhões de dólares, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem a mineradora australiana BHP Billiton também estaria interessada na fabricante americana. A Vale diz que não comenta especulações.

A reportagem, no entanto, fez as ações da Mosaic dispararem no mercado internacional. Os papéis da Vale (VALE5), por outro lado, registravam queda de 1,39%, às 12h12, negociados 29,75 reais. Outras fabricantes basileiras de fertilizantes também eram beneficiadas. As ações preferenciais da Fosfertil tinham alta de 7,44% e as ordinárias da Fertilizantes Heringer subiam 5,19%. No mesmo instante o Ibovespa subia 0,08%, aos 51.336 pontos.

No passado, a Vale já teve participações em empresas de fertilizantes. No ano passado, a empresa chegou a cogitar a compra da Cibrafértil, uma empresa de fertilizantes pertencente à Paranapanema. O mercado tem especulado muito sobre novas aquisições da Vale porque a empresa tem um caixa alto e os preços dos ativos de mineração estão atrativos. No entanto, os analistas veem ativos de carvão, cobre e ferro como os mais prováveis alvos de aquisição.