Negócios

Toshiba planeja venda de ativos de US$5,9 bilhões

O Departamento de Justiça dos EUA e a Securities Exchange Commission estão avaliando a possibilidade de fraude, adicionou


	Toshiba: autoridades dos EUA estão abrindo um caso sobre a Toshiba apesar da companhia já ter sido investigada no Japão
 (Yuya Shino/REUTERS)

Toshiba: autoridades dos EUA estão abrindo um caso sobre a Toshiba apesar da companhia já ter sido investigada no Japão (Yuya Shino/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2016 às 15h02.

Tóquio - A japonesa Toshiba anunciou uma venda de ativos de 5,9 bilhões de dólares e um grande investimento em seu negócio de chips nesta quinta-feira, mas suas ações caíram por causa da notícia de que autoridades dos Estados Unidos estavam investigando a contabilidade relacionada à sua unidade de energia nuclear Westinghouse.

O conglomerado de eletroeletrônicos está ansioso para deixar para trás um escândalo contábil de 1,3 bilhão de dólares e seguir adiante com seus negócios, cuja performance fraca foi mascarada por anos de contabilidade falsa.

O presidente-executivo da Toshiba, Masashi Muromachi, que já anunciou mais de 10 mil cortes de empregos, deve divulgar uma nova estratégia de negócios na sexta-feira. Mas agora ele deve gastar mais tempo resolvendo questões sobre as consequências do problema contábil.

Autoridades dos EUA estão abrindo um caso sobre a Toshiba apesar da companhia já ter sido investigada no Japão, e poderiam exercer jurisdição porque o caso envolveu a Westinghouse, baseada nos EUA, noticiou a agência de notícias Bloomberg.

O Departamento de Justiça dos EUA e a Securities Exchange Commission estão avaliando a possibilidade de fraude, adicionou.

A Toshiba disse que estava checando a reportagem. A notícia derrubou as ações da Toshiba em 8 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasEstados Unidos (EUA)Países ricosToshiba

Mais de Negócios

Com US$ 123,5 milhões de dívidas, o BuzzFeed ainda tem salvação?

Com expansão de unidade, ArcelorMittal posiciona SC como polo de inovação em aço

Para Bill Gates, estes são os melhores livros de 2024

Elas criaram startup que conecta pequenos produtores a grandes indústrias