Negócios
Apresentado por CERTISIGN

Você sabe o que significa aquele cadeado na barra de endereço do seu navegador?

Mudança de “http” para “https” é feita para que o site ganhe novas camadas de segurança e performe melhor nas plataformas de busca

Coloca aí: Criptografia garante que dados não sejam interceptados por agentes maliciosos (Ktsdesign/science photo library/Getty Images)

Coloca aí: Criptografia garante que dados não sejam interceptados por agentes maliciosos (Ktsdesign/science photo library/Getty Images)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 15 de março de 2023 às 09h00.

Última atualização em 15 de março de 2023 às 11h02.

Talvez você nunca tenha reparado na imagem de cadeado que aparece na barra de endereço do navegador. Mas as principais ferramentas de busca reparam. Afinal, este ícone indica que a página é mais segura e preserva com maior eficiência o sigilo dos dados transmitidos.

Junto com o cadeado, outra mudança acontece. É sutil, mas muito importante: a página “http://www.seusite.com.br” passa a aparecer como “https://www.seusite.com.br”. O “s” depois do “http” confirma que o conteúdo utiliza o protocolo Secure Socket Layer (SSL), por meio de um certificado digital, que é o que vai garantir a segurança. A sigla permanece popular, ainda que mais recentemente o nome do protocolo tenha mudado para Transport Layer Security (TLS).

O que é um certificado SSL ou TLS?

O SSL/TLS cria um caminho seguro entre o servidor e o navegador para garantir que todos os dados transmitidos sejam seguros e sigilosos. Assim, permite utilizar criptografia avançada para melhorar o posicionamento em SEO e aumentar a relação de confiança com os consumidores, já que disponibiliza a captura de dados sensíveis e de pagamento com segurança estendida.

O certificado também ajuda a companhia a andar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O cadeado é uma representação gráfica que indica que a comunicação é protegida. Ele indica que toda troca de informações entre a empresa proprietária do site e seus clientes é preservada por criptografia”, explica Marcio D'Avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil e líder de mercado em serviços em SSL/TLS.

É impensável manter sem o TLS qualquer site que utilize informações de usuários, explica D'Avila. “As empresas, em geral, sabem da importância de garantir a segurança da página. As dúvidas costumam aparecer no momento de escolher a melhor opção, já que existem diferentes tipos de certificados, alguns até mesmo gratuitos, que não garantem o mesmo grau de segurança dos pagos”, detalha o consultor.

Atendimento especializado

Como escolher a melhor? Os preços e os graus de segurança variam de acordo com a complexidade e a demanda. Mas, em comum, não importa se o negócio é um banco digital ou um pequeno e-commerce: ambos têm, como premissa, garantir a segurança na navegação.

Especializada em soluções de identificação digital, a CertiSign oferece um trabalho focado na emissão de certificados, com uma equipe de atendimento especializada, justamente, em ajudar os clientes a fazer a melhor escolha.

“Trabalhamos como parceiros de nossos clientes, orientando para que eles utilizem o produto mais completo para suas demandas atuais, de forma que eles não paguem por um certificado de que não precisam, nem se vejam desguarnecidos por utilizar uma solução insuficiente”, aponta D'Avila. “Na medida em que a companhia cresce e ganha escala, pode contar conosco para migrar para um novo tipo de certificado”.

Feita a escolha, o próximo passo é simples: para instalar o SSL/TLS, basta escolher o certificado, efetuar o pagamento, informar os domínios que serão protegidos e aguardar o e-mail de validação. Feito isso, o certificado é enviado também por e-mail, garantindo, a partir daquele momento, mais tranquilidade para as empresas – e segurança para os clientes.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Negócios

Boeing se declara culpada no caso dos acidentes do avião 737 Max

20 franquias baratas para empreender em cidades do interior a partir de R$ 6.998

Geração Z é a que mais pede comida via delivery; fast-food lidera preferências

Justiça condena Ypê por assédio eleitoral ao fazer live pró-Bolsonaro em 2022

Mais na Exame