Negócios

S mantém rating de operadoras apesar de reajuste menor

A agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P) manteve os ratings atribuídos às operadoras de telefonia fixa Telemar e Brasil Telecom, apesar da decisão provisória do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de autorizar reajuste menor na telefonia fixa do que o acordado entre as empresas e o órgão regulador. Na sexta-feira (11/7), o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P) manteve os ratings atribuídos às operadoras de telefonia fixa Telemar e Brasil Telecom, apesar da decisão provisória do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de autorizar reajuste menor na telefonia fixa do que o acordado entre as empresas e o órgão regulador.

Na sexta-feira (11/7), o STJ manteve temporariamente reajuste médio nas tarifas de telefonia fixa com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumento inferior ao autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com base em outro indexador, o IGP-DI. "Até agora, apesar de muitas discussões sobre a revisão tarifária na telefonia fixa, a Anatel tem mantido sua independência e os contratos têm sido mantidos. Para manter a credibilidade do ambiente regulador nas telecomunicações brasileiras e a confiança dos investidores na indústria, é importante que o STJ decida rapidamente sobre o assunto e continue a respeitar cláusulas contratuais", afirma a S&P em comunicado.

A agência informa ainda que a decisão judicial não tem impacto imediato sobre as empresas. "Apesar de a decisão ter impacto negativo direto nos fluxos de caixa projetados, a capacidade de proteção de fluxo de caixa permanece adequada para os ratings atribuídos."

Ainda segundo a S&P, as empresas têm perfis financeiros conservadores e devem continuar a gerar fluxo de caixa suficiente para enfrentar os vencimentos no futuro próximo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame