Negócios

Petrobras assina acordo com empresa alemã para energia eólica

Empresa também anuncia a descoberta de novas reservas de petróleo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Petrobras assinou nesta segunda-feira (14/7) um contrato com a Wobben Windpower para fornecimento, instalação e manutenção dos aerogeradores que serão utilizados em seu primeiro parque eólico, no Rio Grande do Norte, com potência de geração de 1,8 MW, previsto para entrar em operação em dezembro de 2003. A empresa é subsidiária da alemã Enercon.

Serão investidos cerca de R$ 6 milhões, para a instalação de três aerogeradores com potência de 600 kW cada, em seu campo de produção no município de Macau.

A potência instalada de energia eólica na Alemanha chega a 12.000 MW. Na Espanha é de 4.838 MW, nos Estados Unidos, de 4.675 MW, e na Dinamarca, 2.900 MW.

Licitação de plataformas

A Petrobras decidiu encerrar o processo de licitação referente aos módulos de geração de energia das plataformas P-51 e P-52. A Companhia considerou excessivos os preços apresentados pelas empresas qualificadas tecnicamente.

Conforme prevê o Regulamento Licitatório da Petrobras (Decreto 2745/98), será realizada uma negociação direta com as três empresas originalmente convidadas (Dresser-Rand, Nuovo Pignone e Rolls Royce), as únicas capacitadas a construir os módulos de geração de energia das duas plataformas. Foram qualificados o Consórcio Odebrecht/Saipem, o Consórcio Fels Setal/Technip e a Samsung. Por não atenderem a requisitos mandatórios do edital, não foram qualificados a Aker Kvaerner, o Consórcio Dragados/Camargo Correa/Techint/Andrade Gutierrez/Promon e a Marítima.

Nova descoberta

A Petrobras anunciou na última sexta-feira (11/7) a descoberta de petróleo na Bacia Submarina do Espírito Santo, com a perfuração do poço 1-ESS-123, em profundidade de água de 1.374 metros, a 60 quilômetros da costa do estado e a 80 quilômetros de Vitória, entre esta capital e a Foz do Rio Doce. O potencial de produção e reservas da nova descoberta será divulgado após uma avaliação. O poço está no Bloco BES-100, que teria que ser devolvida em 6 de agosto caso não ocorressem descobertas.

Sem considerar esta nova descoberta, em fase de avaliação, as estimativas preliminares das recentes descobertas realizadas em águas do Espírito Santo indicam reservas de 2,1 bilhões de barris no bloco BC-60. Considerando que as reservas são apropriadas sempre no final de cada ano, os volumes dessas novas descobertas serão contabilizados no final de 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame